17/03/11

na idade dos porquês


 há já uns meses que a Maria vive de porquês. A cada novidade é ouvi-la perguntar porquê e muitas vezes não satisfeita com a explicação, volta à carga.
Ontem à noite, do nada começou a explicar-me que o "avô Fimino e a avó Contança são estelas e vivem no céu". Olhei para o Filipe e percebi que tinha sido ele a explicar-lhe desta forma a não existência física dos avó paternos. Fiquei muito feliz que assim tivesse sido. E depois era vê-la correr para as janelas da varanda da sala e dizer que queria ir ver as estrelas dos avós. Falou com a minha mãe ao telefone e tratou logo de lhe contar também. Depois lá vieram os porquê. Explicados como se pode a uma criança de 2 anos. Pediu-me para ver os avós e eu disse-lhe que tínhamos que pedir fotografias ao Tio Paulo para lhe mostrar. O Filipe levantou-se e foi buscar um álbum digital que há uns anos me ofereceu. E lá estava uma foto dos avós. E ela decorou logo quem eram e de cada vez que os via repetia os nomes e no fim ainda nos brindou com uma "Eu adoro o avô Fimino e a avó Contança". Nós rimos e prometemos mais fotografias para ela ver.
E no mesmo álbum encontrou fotos do papá em bebé e da mamã. E (baba, muita baba) quando viu as minhas fotos, dizia que aquela não era a mamã, aquela era a Maria (é o que dá, ter tido também pouco cabelo até tarde e uns caracóis loirinhos). E ao ver as fotografias dos meus pais dizer: "Estes são a avó e o avô!" e eu perguntar-lhe como se chamavam e ela responder: "Minha avó e meu avô!"

2 comentários:

Mami ( Sónia ) disse...

Ela é mesmo engraçada!!!

Cláudia disse...

:)

Um doce a tua Maria!
mas um doce maroto ehehe...