14/03/11

bolo starbucks com crosta de canela

Cá em casa fizeram-se em formato de queque. Já há uns tempos tinha visto esta receita a chamar por mim no Forum Bimby e depois de na 6ª a ter visto num blog decidi experimentar. Ficaram deliciosos (o marido pediu para na próxima não colocar canela na massa), mas cresceram tanto, tanto que foi uma desgraça no meu forno. Não ficaram lindos (com tudo o que veio por fora), mas lá que estavam bons, estavam. Deu para 14 unidades e seguramente teria dado para uns 20/25. Da próxima há que colocar a massa a menos de metade da forma.

A receitinha:


Ingredientes
110 grs de manteiga à temperatura ambiente
300 grs de açúcar
3 ovos
150 grs de farinha
60 grs de cacau
1 colher de chá de canela
1/2 colher chá sal
1/2 colher chá bicarbonato sódio
1/4 colher chá fermento bolos
1/2 chávena buttermilk (fazer com meia chávena de leite e meia colher sopa de vinagre ou limão, deixar coalhar) - usei mesmo apenas leite
2 colheres de sopa de água
1 colher chá essência baunilha

Crosta
80 grs de açúcar amarel
1/2 colher chá canela
1/2 colher chá cacau

Bater a manteiga, o açúcar e os ovos, 4 m., vel.4
Misturar a água, a essência de baunilha e o buttermilk, e programar 4 m. vel.3: Ir adicionando pelo bucal a mistura de farinha, cacau, canela sal, bicarbonato e fermento. 
Colocar em forma(s) untada e polvilhada. Misture numa taça os ingredientes da crosta e deitar por cima da massa. Levar a forno quente 170º por 40/50 minutos. Desenformar depois de frio.

3 comentários:

anasantos79 disse...

Hum ja comia uma fatia :)

Mamã do Príncipe Pipoca disse...

Ai esta rapariga que nos desgraça! mais uma que imprimi e está na lista!

Anónimo disse...

Devias postar mais receitas sem Bimby! :((((( Fiz uma vez uns docinhos de coco receita tua (não bimby) que vi por aqui pelo blog e amei. Fico na ânsia ;)