11/09/11

o dia em que o mundo mudou

todos nos lembramos do que estavamos a fazer e de onde estavamos há 10 anos, no momento em que o WTC foi alvo do atentado terrorista. Eu lembro-me bem. Estava a chegar à empresa, depois de almoço e ouvi um burburinho. A net bloqueou pouco depois de sabermos que tinha embatido um 2º avião na 2ª torre. E lembro-me de chegar a casa e ver as imagens na tv e chorar. Chorar muito. Sempre. E ainda hoje, 10 anos depois, não sou indiferente a esta tragédia que mudou o mundo. Que mudou o meu mundo. Porque guerra já tinha visto, mas ataques terroristas não. Ataques terroristas contra o mundo ocidental, menos ainda. Porque este é o meu mundo. E, sem falsos muralismos, sabemos que pelo mundo há guerra. Já havia. Continua a haver. Que muitas crianças morrem de fome. E sempre estive atenta a estas realidades. Mas esta apanhou-me de surpresa. Foi como se percebe-se que sou mortal, que os meus são mortais e que de um dia para o outro o nosso mundo pode mudar.
E ainda hoje me incomoda ouvir os telefonemas daqueles que tiveram tempo de se despedir de quem mais amavam. Não imagino sequer o que sentiram aquelas pessoas, que sabiam que estavam a despedir-se. Para sempre.
E hoje como há 10 anos, as imagens dos que optavam por terminar a vida num vôo para o abismo me deixa sem palavras.