07/01/11

raio de coisa deliciosa

Apesar da correria, tenho aproveitado para experimentar receitinhas na amiga Bimby.
Graças ao Forum bimby, lá vou testando coisas novas e deliciosas.
 
Esta semana sairam uns sonhos de bacalhau que são divinais. Aproveitei que tinha bacalhau congelado que tinha sobrado do Natal e lá vai disto. Um sucesso. Experimentem que vale mesmo a pena. São diferentes das pataniscas e diferentes dos bolinhos de bacalhau. A massa é fofa e leve. Deliciosa.
 
Aqui fica a receita, caso queiram experimentar.
  • 1 c. cafe de sal
  • 250 g água
  • oleo p/fritar
  • 170 gr farinha
  • 50 gr manteiga
  • 4 ovos grandes
  • 1 c. sopa banha
  • 1 c. chá fermento em pó
  • 300 gr bacalhau demolhado ( e desfiado)
Colocar no copo a água, a manteiga, a banha e o sal e programar  8 minutos, 100º, vel 1.
Juntar a farinha e o fermento, 15 sg vel 4. Numa taça bater os ovos e com a máquina na vel 4 juntá-los lentamente ao preparado.
Por fim juntar o bacalhau, 5 seg vel 4 (tive que deixar uns 20 segundos para misturar bem e neste ponto introduzi ainda salsa picada).
Deixar repousar a massa durante 15 minutos.
Formar bolinhas e fritar em óleo bem quente e abundante ou levar ao forno a 200º(os meus foram fritos).

2 comentários:

Rita disse...

Ai tão bom =) *

O cozinheiro solitário disse...

Olá a todos os que vão ler este comentário neste blogue ou noutro muito bom como este. Pois é, estou encantado com todos estes posts bem feitos, quase que desenhados. Pois, eu gostava de fazer igual, mas não consigo. O meu dilema agora é cozinhar… A vida é dura e obrigou-me a morar sozinho, e a cozinha não é de todo o meu local favorito. Mas estou a tentar conhecê-la, mas as aventuras têm sido imensas. Fiz um blog humilde para colocá-las em forma de crónica pouco extensas. Gostava muito que todos vocês o visitassem e se possível o seguissem. É que tentar cozinhar e depois não ser ajudado, é algo muita mau.
Cumprimentos a todos!

http://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/