27/01/11

natas do céu

Ontem tivemos lá em casa a Ni e o André para jantar. A pobre da minha amiga, foi tão melgada pela minha Maria que até me senti mal. Era "tia", "tia", "tia", a toda a hora. Só a tia e o tio podiam brincar com ela, só a tia podia ir buscar a água que ela queria beber, era correria para o quarto com a tia, era brincar às escondidas. Uma alegria!
E para sobremesa sairam natas do céu. Eu adoro natas do céu mas nunca me ocorreu fazê-las em casa. Achava que seria complicado, que não iam ficar iguais às que me servem nos restaurantes. Puro engano. Simples e deliciosa.
A receita é (como habitualmente) do fórum bimby e aqui fica.

 

Ingredientes:
1 pacote de natas frescas
6 ovos
1 pacote de bolacha Maria
4clh sopa de açúcar (para bater com as natas)
2clh sopa de açúcar (para bater com as claras)
1 chávena de chá (150ml) de leite
1 chávena de chá (150 ml) de açúcar (para bater com as gemas)
Preparação:
Triturar as bolachas V5-7-9 e reservar.
Bater as gemas com o açúcar - 2 min V4.
Juntar o leite - 1 min V4 + 5 min T100º V2 até engrossar. Se for preciso deixar mais tempo à mesma temperatura e velocidade (tive que deixar mais 2 minutos). Reservar.
Bater as claras (usei claras que tinha congeladas e confirmo que ficam mais rapidamente em castelo do que se vierem de ovos frescos), às quais apenas se junta o açúcar quando estiverem quase em castelo. - 6 min T37º V4.
Batem-se as natas com o açúcar até montar (quem tem bimby sabe que bater natas não é o forte da máquina. Bati quase 4 minutos, mas sem passar da velocidade 3 ½ com receio de fazer manteiga. Não ficaram perfeitas, mas ficaram).

Junta-se as claras às natas e envolve-se com cuidado com a espátula.
Numa taça vai-se pondo alternadamente bolacha e natas até a ultima camada de natas, onde se põe o doce de ovos com muito cuidado alisando com uma colher.
Levar ao frigorífico e servir bem fresco (esteve nem 1 hora no frigorífico, hoje devem estar ainda melhores).

Sem comentários: