16/11/09

Vacina Gripe A - sim ou não?

 
E depois de na passada semana, na consulta dos 12 meses, o pediatra da Maria nos ter dito que era contra a toma da vacina em crianças saudáveis e que não a recomenda, este fim-de-semana não se ouve falar de outra coisa que não da vacinação das crianças entre os 6 e os 24 meses, que passou para a fase B, logo começa já hoje nos centros de saúde.
 
E eu estou como um tolo no meio da ponte... Sem saber o que fazer... O que decidir.
 
A minha primeira questão é se podemos decidir? Podemos?!? Sendo uma vacina que passa pelo serviço nacional de saúde, ela é apenas recomendada ou obrigatória? Tenho que ligar para o centro de saúde para marcar a toma da vacina da Varicela e ainda nem liguei porque quero falar antes com o pediatra da Maria novamente. Acredito que ele vai manter a opinião dele.
 
E, não sendo obrigatória. A confusão reina por aqui. Ouve-se isto e aquilo. Efeitos secundários. Pouca certeza. Interesses laboratoriais. Mas também se fala em risco para as crianças até aos 24 meses. Em internamentos.
 
Eu que estava decidida a não dar, estou com um nó nos poucos neurónios que ainda habitam na minha cabeça... Alguém ajuda?!
 
Dar ou não dar... Eis a questão!
 
Bjs,
Patrícia

8 comentários:

Anónimo disse...

olha amiga,

eu estou como tu! tambem esta decidida a nao dar a vacina... mas agora ja me esta a fazer pensar "dou ou nao?"!
nao esta facil a decisao! por um lado acho que em crianças saudaveis nao é algo necessario, ate porque o meu filho nao esta em infantario! mas se ele apanhar a gripe A vou ficar com uns remorsos! e depois volto a pensar " e os efeitos neurologicos que tanto se fala nos EUA por causa das vacinas?"!
nao sei mesmo o que fazer!!!!!!

bjks
SIAP

Joana Costa disse...

Nós estamos exactamente com a mesma dúvida...
Vou falar com o pediatra e esperar que ele me dê alguma luz sobre o que fazer!!!

Lebasiana disse...

para mim, nem sequer há questão... lol... nem perco tempo a pensar nisso... a gripe A é ,emos perigosa do que a sazonal!

jinhos

Ana Raquel disse...

Olá,
por aqui o pediatra diz não à vacina!
E nós vamos confiar, o que é certo é que durante 2 anos tomei a vacina da gripe sazonal e foram os piores anos de gripe e de cama, ao terceiro ano já não dei o bracinho, lol:)
Bjocas

Pollyzinha disse...

Olá Patricia

Vacinar ou não vacinar?!?!?!
Ontem a minha pequena foi ao médico com conjuntive e o papá trouxe logo o recado do médico de que deverá ser vacinada...
Eu tenho problemas respiratórios, chego mesmo a ter crises de falta de ar por causa das alergias e parece-nos que ela vai pelo mesmo caminho, mas estamos a esperar mais um pouco para fazer os testes...
Eu tenho medo de levar, pois tb nunca levei a vacina da gripe sazonal e tenho-me aguentado bem... para a proxima semana vou ter de ir lá falar com ele pessoalmente para decidir melhor o que fazer... mas... estou sempre a pensar e se ela apanha e a culpa é minha poruqe não lhe dei a vacina... já o papá acha que devemos correr o risco de a vacinar...

Para a próxima semana dou-te noticias...

Beijinhos

Paula

Alex Fernandes disse...

Espero que corra tudo bem, se tomares a vacina ou não. ;)

Ana Raquel disse...

O pediatra do Antonio e da Carolina,ao falarmos com ele, disse nos logo que não lhes dava a vacina; Não confia nela e diz que a gripe A mata menos que a sazonal e que tudo isto não passa de um golpe de mercado para certos laboratorios não irem à falencia.
Logo, por estes lados, nem pensamos nisso e sinceramente, não me aflige...Acho que se tivermos certos cuidados, principalmente evitarmos sitios cheios de gente e ambientes fechados, conseguimos prevenir os nossos pequenos.
Bjocas

Rute disse...

Também ando a pensar se dou ou não...estou mesmo confusa, uns dizem uma coisa outros outra...

Beijinhos