11/05/11

o diagnóstico

Ontem um valente susto quando fui ter com a Maria na hora de almoço. Um choro aflitivo que não parava e que durou muito tempo e de repente a minha mãe diz-me que viu que ela tinha umas manchas no fundo das costas...Ora febre alta e manchas e a minha cabeça voou para meningite (não havia a tal rigidez no pescoço de que o pediatra nos falou em tempos). A Maria adormeceu depois da gritaria e quando acordou estava já bem disposta. As manchas estavam a alastrar e eu tentei manter-me positiva. E lá fomos ao Dr. P. Esperamos e esperamos (a consulta atrasou mais de 1 hora) com a Maria sempre bem disposta a brincar e a fazer um desenho para o Dr. P. deu-lhe o desenho e conversou com ele quando entramos no consultório (coisa que já não acontecia há muito tempo). Ele assim que a viu tranquilizou-nos. Apesar da febre bem alta. Lá viu olhos, ouvidos, garganta e as manchas. E foi aí que a campainha tocou. Foi buscar um livro e mostrou-nos a rosácea infantil, eczema ou exantema súbito. Disse-nos que a febre deveria ceder já hoje e que as manchas iam ser mais, muitas mais e que durariam 3 dias. Depois desapareceriam sem deixar marcas. Nenhum tratamento é necessário. É um vírus da família do herpes, contagioso, mas que raramente ataca adultos (nós para já não temos nada) e crê-se que o período de contágio seja o período em que há apenas febre e que portanto já tenha passado. De qualquer forma, aconselhou a que a Maria não estivesse com crianças enquanto houver manchas.
Encontrei na net alguma informação dispersa sobre a doença (que desconhecia por completo).
Do pediatra viemos ainda com o pedido para lhe ligarmos hoje ou amanhã para informar como estão as manchas.
E aproveitamos e fizemos a consulta dos 2 anos e meio. 13,3kgs (percentil 50) e 93cms (percentil 75). Óptima e muito desenvolvida. E no final deu uma beijoca ao Dr. P enquanto se despedia dele com um adeus.

3 comentários:

Elsa Filipe disse...

Olá. Tenho seguido aqui os posts da Maria porque o que ela tem parece ser parecido com o que tem o meu Martim. Na ama esteve uma menina com a mesma coisa - exantema súbito - e as queixas são como as que descreves. O Martim também já tem essas manchinhas. Por enquanto só cara, pescoço e cabeça - é careca nota-se muito bem - mas no resto do corpo (ainda) não. Ele está a fazer antibiótico. A outra menina também está a fazer o mesmo tratamento e as manchas já desapareceram.

Maria João disse...

Já ontem tinha tentado comentar para desejar as melhoras à pequenina, mas não consegui! Portanto, as melhoras Maria e que passe bem rápido!!
Bjinhos!

Carolina Cardoso Silveira disse...

as melhoras da princesa!