08/02/10

15 meses

 
Hoje a minha princesa está de parabéns. Ontem adormeceu tarde e teve direito a parabéns logo antes de dormir. Hoje acordou antes de ir para casa dos meus pais e teve novamente direito a parabéns cantados no carro.
 
Está uma pirolita esperta que só visto. Fala pelos cotovelos. Não diz frases, mas começa agora a juntar palavras como: vovó a cá!" (vovó vem cá!). Adora todos os animais que possam imaginar. Tem uma tara por caracóis, que adora ir apanhar ao jardim da minha mãe e por pássaraus e galinhas (os piu-pius e os co-cós). Isto para além dos cães. Tem uma paixão desmedida pela Margarida e na passada semana, tivemos a primeira noite em que a Margarida lhe ligou (tipicamente ignora-a) e estiveram as duas, ou melhor, estivemos os 4, num serão de beijos, brincadeiras e lambidelas. A Maria estava tão feliz que adormeceu e passados uns minutos acordou, levantou a cabeça e disse: "Guida" e adormeceu novamente. Para além das muitas palavrinhas, entende tudo, mas mesmo tudo o que dizemos. E quando quer dizer qualquer coisa e nós não percebemos, fica danada.
No sábado esteve a experimentar a fantasia de Carnaval (a minha mãe teve que fazer alguns ajustes na fatiota) e era vê-la toda vaidosa e mexer e a rodar a saia.
 
Já notamos que nos testa a cada momento. Sabe que há coisas que não pode fazer e é vê-la fazer, olhar para nós com cara de caso e se lhe ralhamos ri-se e foge. Vai ser lindo, vai...
 
Come lindamente (de tudo - ainda na 6ª fomos jantar a um asiático e não provou sushi porque não deixei, mas foi vê-la devorar em menos que nada um crepe chinês de vegetais, comer arroz xau-xau, pescar cada ervilha e dizer que queria "más linhas" - leia-se: mais bolinhas, ou seja ervilhas - e ainda arranjar espaço na barriguita para acomodar carne e bambu). Dorme muito bem (não adormece nunca sózinha na cama, mas tipicamente adormece ao colo do pai, a tomar o leitinho).
É uma bebé menina doce mas com personalidade muito forte. Que adora dizer: não! Mas que também adora dar beijos, fazer festinhas, brincar com o meu cabelo.
 
É 100% menina. Adora a roupinha dela, os sapatos, as carteiras (já tem duas e ainda no sábado saí de casa com ela pela manhã, de mão dada e ela a carregar a carteira dela, tal como eu). É muito vaidosa e adoro que lhe digam que está bonita. Imita tudo o que vê em mim. Se me vê pentear quer pentear-se. Se me vê arranjar as unhas, também quer.
É ciumenta, mas não com meninos mais crescido. Não gosta é que eu pegue noutros bebés que vem logo disparada pedir-me colo. E já descobri como roubar-lhe um beijo quando ela não quer dar. Dou uma beijoca ao papá e lá vem ela agarrar-se a nós e pedir beijocas também.
 
Posso dizer que é uma criança feliz. Sempre a sorrir. Sempre disposta a brincar.
 
E o mais importante... Dá os melhores beijos e os melhores xis do mundo (palavra de mãe babáda)!
 
Esta semana ficam prometidas fotos.
 
Bjs,
Patrícia
 
 
 

Sem comentários: