15/09/14

de regresso

ontem adormeceu tarde mas bem disposta. Disse-me que não queria sonhar com arco-íris (como pede todas as noites antes de dormir), mas antes com a Professora e com as amigas. Disse-lhe que ia sonhar, sim :)
Acordou com muito sono, mas bem disposta. Saimos de casa alegres e ela com a bata nova, feita pela avó.
Já na escola encontrou a professora, as auxiliares e depois as amigas entre abraços e risos. Uma amiga perguntou porque é que ela estava de bata e ela explicou que ia ficar na sala da professora Ema (os meninos da primária não usam bata), que não ia para o 1º ano porque não tinha tido vaga. Sem dramas.
Na hora das meninas subirem senti que o sorriso dela se foi. Perguntou-me outra vez porquê. Porque iam elas todas, as suas amigas, para a sala do 1º ano e porque ficava ela cá em baixo. Disse-lhe com calma que já tínhamos conversado muito sobre isso e que ela já sabia que ia ser assim. Conformou-se.
Ao chegar à sala dela, ainda se riu, brincou com a professora. Chegou um grupo de meninos novos. Ela sentada na roda começou a mudar e vi nos olhos dela que estava insegura e triste. E começou a chorar. Levantou-se. Agarrou-se a mim. Dizia-me que não queria ficar ali, com aqueles meninos que não conhecia, que não estava habituada. Dei-lhe um beijinho e disse-lhe para ter calma que em breve ia conhecer aqueles meninos todos e que tinha que ajudar a professora, como tinham as duas combinado. Lá foi. Ainda chorosa. De mão dada com a professora. Estiverem a cantar e ouvi-a contar à professora que em casa da avó há um formigueiro cá fora e que conhece uma menina que brinca com as formigas. Mais calma, disse-me adeus com um sorriso forçado.
Agora é esperar que o tempo voe até às 15.30h para ela sair. E que chegue rápido o fim da tarde para conversar com ela e dar-lhe um xi apertado.
 
 

Sem comentários: