23/09/13

Adeus chupeta

Sim, sei que ela já tem 4 anos e que está a menos de 2 meses de fazer 5, mas para adormecer ainda pedia sempre a chupeta. Tentamos no Natal passado dizer-lhe que o Pai Natal precisava dela para dar aos meninos pequeninos e ela encheu-se de coragem, meteu-as num saco e deu ao Pai Natal para que lhe trouxesse os presentes pelos quais suspirava. Na hora de ir dormir o caso mudou de figura. E rapidamente começou a chorar, a chorar muito a dizer que tinha saudades da pépé e que não ia conseguir dormir. O pai cedeu e deu-lhe novamente as chupetas.
Na 2ª feira passada acordamos com meia chupeta já roída e vomitada pela Carlota e ao fim da tarde quando perguntou por ela, contamos-lhe o que aconteceu. Foi dormir sem chupeta e deu voltas e mais voltas na cama até adormecer. Adormeceu. Na 3ª voltou a perguntar por ela e a ter dificuldade em adormecer. E depois acabou-se. Não nos pergunta por ela. Não pede a chupeta para ir dormir. E foi um processo natural e calmo como queríamos que fosse. Sem gritos, sem choro, sem traumas.

2 comentários:

Dinastia FilipiNHa disse...

Que maravilha!

A minha Maria largou aos 3 anos porque foi com o colégio a uma quinta pedagógica que tem uma árvore das chuchas (onde as crianças entregam a sua chucha). Os primeiros dias dava voltas e voltas para adormecer (partia-me o coração). Mas passou. Estão mesmo crescidas as nossas Marias!

Anabela Brás Pinto disse...

Que bomm! Lembro-me da minha sobrinha, que deixou cair ao mar e ficou para o peixinho. Foi calmo também e ela ficou tranquila porque tinha ido para outro bebé. :) Gosto muito do seu blog.