27/08/15

coisas daquelas giras. Mesmo, mesmo giras

A empresa onde trabalho, está a construir novas instalações em Portugal. De raiz. Fruto do aumento do volume de negócio em Portugal e do consequente número crescente de colaboradores.
Em reunião com o Engenheiro e a Arquitecta responsáveis pela obra (onde eu estava a discutir pormenores de identidade corporativa da empresa), comentaram que seria giro, no lançamento da primeira pedra, colocarmos uma cápsula do tempo. E mostraram exemplos do que poderia ser colocado.
Achei a ideia gira e decidi pesquisar na internet sobre o assunto.
E se numa empresa, é um marco e todo um cerimonial e uma tentativa de fazer história, pensei que seria replicável nas nossas vidas.
E vi que muita gente já o faz. Guardar fotos de como somos hoje, dos nossos filhos e família. Receitas especiais. Um desenho. Um pequeno frasquinho com o nosso perfume preferido. Uma carta para alguém de que gostamos muitos. Ou para nós mesmo. Bilhetes de cinema ou de um concerto especial. Vale tudo o que a imaginação permitir. E enterrar ou guardar e prometer não abrir durante 10 anos. Colocar a data na caixinha ou no frasco de vidro. E um dia, daqui a 10 anos, abrir o seu conteúdo.
Confesso que adoro a ideia.
E nas minhas pesquisas descobri este site, onde é possível criar uma cápsula do tempo digital e escolher se daqui a 10 anos recebemos nós o seu conteúdo ou alguém especial. Não é giro?

Ainda faltam

Quase duas semanas. E o meu coração já não pensa noutra coisa.
Dia 9 temos cirurgia. E não me venham dizer p.f. que é simples, que não se passa nada, que não preciso de estar nervosa.
Não melhora nada, nada.
Falamos da minha filha. E isso basta.

25/08/15

o que farias se fosses rica?

 - Eu gostava de ser muito rica!
 - E para que querias tu ser muito rica, Maria?
 - Então, comprava uma limousine!
 - Uma limousine? Para que querias uma limousine?
 - Sei lá, deve ser fixe. Um carro tão grande, com tanto espaço e cheio de coisas boas lá dentro! Mas, na verdade eu só queria uma limousine para a vender e comprar uma Quinta!

24/08/15

Thanksgiving day

Já há algum tempo, comentava com a minha amiga do coração, que fazia sentido termos num dia para agradecermos o que temos na nossa vida.
Ela gostou da ideia e decidimos meter mãos à obra.
Encontramos um espaço maravilhoso, fizemos os convites à família e aos amigos e pedimos a cada um uma contribuição (5€) para aluguer de espaço e mais umas surpresas.
Sábado foi o dia. E foi mágico!

21/08/15

o nosso mundo (im)perfeito

Hoje apetece-me falar do nosso mundo perfeito.
Não, não temos uma vida perfeita. Cor-de-rosa. De conto de fadas.
Mas temos uma vida tranquila. Com tantos momentos de felicidade. Somos abençoados com tantas coisas boas!
Ontem o papá estava a trabalhar até tarde. Nós fomos ao shopping trocar um presente e fazer umas compras, as duas. Agora que penso nisso, é engraçado como as nossas conversas mais profundas acontecem no meu carro pequenino.
Sabes que no fim-de-semana vamos ter uma festa. Tens assistido e ajudado nos preparativos, que são surpresa para quase todos. Vamos celebrar com amigos e família, o que de bom temos na nossa vida. Uma espécie de thanksgiving ou Natal em Agosto, como lhe chamamos. E lançamos o desafio a todas as crianças que fizessem um desenho para decorar o espaço que alugamos. Ainda não fizeste o teu. E ontem perguntavas-me sobre o que deveria desenhar. Disse-te que achava boa ideia fazeres um desenho sobre as coisas pelas quais agradeces na tua vida. Sobre o que de bom te rodeia. E juro que não deixei fugir uma lágrima por muito pouco, com a tua resposta.
Aos 6 anos, sabes que deves agradecer pelos papás que tens, pela Carlota, pelos avós, pelo padrinho, pelos tios, pela família que sem o ser o é (as tias que não são de sangue, mas são de coração e isso é que importa). Sabes que deves agradecer porque vivemos num país em que não há guerra, em que temos sol e o mar ao pé de casa. Porque temos uma casa confortável. Porque podemos ir parque passear quando nos apetece. Porque temos sempre comidinha.
E saber que o reconheces enche o meu coração de uma nuvem de algodão doce. Catano, que se há coisa boa nisto de ser mãe, é sentir que os nossos filhos percebem a mensagem e que são pessoas bonitas (e não estou a falar do reflexo que o espelho devolve).
 

17/08/15

um previsto imprevisto

As duas a brincar aos médicos e enfermeiros em que a paciente era uma boneca dela.
Eu era a médica e ela tomava umas notas num bloco e dizia que era a enfermeira e dava uns palpites.
 - "Senhora Doutora, acho que ela tem que ser operada a uma perna. Isto não me parece nada bem. Não acha?"
 - "Acho pois, vamos lá tratar disso!"
 - "Calma aí que tem que fazer aqui na minha lista, um previsto"
 - "Um quê?!"
 - "Um previsto!"
 - "O que é um previsto?"
Ela já chateda... "Oh mãe... então não sabes o que é um previsto? E parecido com os pássaros que desenhas pertinho do sol quando fazes desenhos!"
E a ficha caiu: "Um visto, Maria? Será isso que queres? Assim?"
 - "Pois foi o que eu disse para fazeres!"

12/08/15

livros para o 1º ano - check

Este blog não foi de férias.
Ou melhor, até foi, mas já voltou :)
E depois da mochila e do estojo (fofinhos e pirosos que só visto) comprados pela avó, hoje foi dia de encomendar o livros.
Optei pela wook, sem grandes razões (ok, talvez tenha ajudado o facto de ter recebido ontem um vale de 5€ no McDonalds com o Happy Meal da catraia). A juntar ao desconto com que estavam parece-me que não foi mau.
Fiquei maravilhada com o nível de serviço. Encomenda feita no site. Recebo e-mail com referência para pagamento no MB. Fiz o pagamento e 30 minutos depois, recebo um e-mail a informar que a minha encomenda foi expedida... Sim, isso mesmo! Rapidíssimo. Sem filas. Sem confusões.
Eu que sempre adorei a altura de preparar o meu regresso à escola em criança, lembro-me dos horrores que passava com a minha mãe, na Porto Editora ali para os lados da Rua de Ceuta. Horas na fila. Calor. Desespero. Livros esgotados.
Parece que agora a coisa é bem mais simples.
Well done wook! Agora esperamos ansiosamente por olhar para os livros mágicos com que ela já sonha!