Ser mãe, mudou a minha vida. Mas continuo a ser mulher, a ter dúvidas, a ter dias bons e menos bons. E são pedaços da minha vida, que aqui partilho...
31/10/10
óptima
Quem lhe segreda estas coisas?
Vem a correr, tenta tirar-me a revista e diz: Ei, dá a revista ao papá e vai trabalhar...
O dia que podia ter sido o dia
Tinha um feelling que este não era o dia e até brincava e dizia que não queria que a Maria fosse uma bruxinha por ser dia das bruxas. E não foi. A minha TA estava estável, dentro do alto, a glicémia estava totalmente controlada com uma dieta para lá de rigorosa. A proteína continuava a ser libertada na urina ao mesmo nível. Os sinais vitais da Maria eram óptimos, eu não tinha dilatação e a minha GO lá nos disse: não é esta semana, marcamos para o próximo sábado, já com 38 semanas. Lembro-me que estava um calor do caraças. Sol aberto. Que saíamos do hospital tarde e fomos almoçar ao shopping e fazer as últimas compras para a Maria. E sim, tenho muitas saudades desses tempos. Muitas. Muitas. Muitas
calzedonia
O raio da máquina vai arrepender-se de ter vindo parar cá a casa
À noite, depois de jantar (foi mesmo frango no churrasco, porque já era tão tarde quando chegamos), tive tempo para fazer um salame de chocolate para levar amanhã para casa dos meus pais, marmelada e para aproveitar os caroços e como adoro geleia de marmelo, lá saiu uma geleia de seguida.
Um dia destes pede-me a reforma. Ou folga...
Ainda não provei nenhuma das 3 iguarias de hoje, mas lá que a marmelada cheira muito bem e tempo bom aspecto, isso tem.
Quem é que a avisou
Uma da matina e ainda a ouço no quarto em grandes conversas com o pai, porque não quer dormir.
Por favor e obrigada
Hoje, apanhada a dar as batatas que tinha no prato à Margarida, entre um pedaço e outro que lhe ia dando, dizia: Guida, diz po favor... Guida, diz obigada!
30/10/10
Hoje tive um presente
E quem teve um presente da comadre mais jeitosa de todo o mundo? Moi, pois claro.
Digam lá que não é uma fofura?
A gatinha Marie, serviu de tema à festinha do 1º aniversário da Maria e passou a fazer parte das nossas vidas. Há Marie espalhada por todo o lado.
E este porta-chaves vai passar a andar sempre comigo. Ai vai, vai!
Já experimentaram o directo ao forno?
E a nestlé está a oferecer amostras grátis. Com esta crise, há que aproveitar! Aqui.
29/10/10
4 meses
Os 4 meses, trazem as primeiras pápas... A madrinha acha que vais gostar.
Até já.
28/10/10
E hoje jantamos
A receita é do livro base da Bimby, com algumas adaptações.
Ficou muito bom, mas muitooo picante (e nós até apreciamos).
E falando em bimby, encontrei através de outro blog este link onde estão os livrinhos da bimby.
Corram, antes que alguém se lembre que é proibido e mande apagar aquilo tudo
Será que vou ter uma filha machista?
Acabou o episódio e ela pediu para ver outro: "Um cão pecial". Lá procurei e ela feliz.
Dei-lhe um xi e uma beijoca e disse-lhe: Gosto muito de ti!
Recebi de resposta um sorriso e um: "Eu também goto de ti! Agora vai para a cozinha!" E toca de vidrar no Ruca...
Está lindo isto, está.
amanhã mudo de ares
Hoje bimbou-se
A receita, tal como a foto, são daqui.
Eu: fiz para sobremesa uma mousse de lima que cheira deliciosamente.
Ni: Hum...
Eu: Mas a Vanessa ainda não provou leite creme da Bimby
Ni (viciada em leite creme): pois é um rico dia para experimentar!
E assim tivemos 2 sobremesas diferentes.
27/10/10
Menos mal
- papel de seda em 3 cores para os bolos de gomas e de brigadeiros: comprado
- papel celofane colorido para espetadas de gomas: comprado
- descartáveis: comprados
- toalhas: compradas
- guardanapos: comprados
26/10/10
25/10/10
Mas onde é que ela vai buscar estas coisas?
Agora não pára
Maravilhoso este frango com pimentos. Absolutamente delicioso. E a bimby a trabalhar e eu a arrumar umas coisas, a aquecer a sopa da Maria, a ver outras receitas. Gosto.
Já não temos jogador de futebol
Medo, muito medo
24/10/10
Odeio chuva
Não fosse por um bom motivo era menina para vestir já o pijama enrolar-me numa manta e jantar um cházinho quente e uns scones.
Há 1 ano
Parabéns por este ano... E mais logo lá estaremos para o mega jantar.
23/10/10
A esta hora
22/10/10
Por aqui já se bimba
Uma Bimby já mora na minha cozinha.
A agente veio fazer a entrega e simultaneamente uma demonstração. Vai daí, tivemos limonada, bacalhau com natas (divino) base para pizza (que será o almoço de amanhã) e um sorvete de frutas absolutamente delicioso. E se pensam que é tudo, pois enganam-se. Estavamos a terminar de comer o bacalhau e eu lembrei-me: Já ouvi falar tão bem do granizado de espumante... e se fizessemos? Bora lá correr para a cozinha e voilá em menos de nada um nectar dos Deuses. Lava a Bimby em 1 minuto e toca de por a fazer um leite creme delicioso que ainda emburcamos depois do sorvete, a acompanhar o granizado. Os meus pais e o meu mano sairam de cá de casa há pouco e aprovaram o manjar :)
Estamos pois, convencidos.Amanhã há mais!!!
e pagar mais de taxas do que de portagem?
O dia em que aprendi o que é estar morto (Pedro Ribeiro)
Hoje, estive morto. Senti que toda a vida se escapava pelo ar que, aflito e a custo, respirava, enquanto as lágrimas eram gritadas, louco no carro, os olhos à procura, à procura, à procura.
Morri, ali.
A minha filha deveria sair da Escola de Santo António, na Parede, apanhar uma carrinha do ATL e eu ia buscá-la.
O que é que aconteceu? O cartão da escola, que supostamente controla as entradas e saídas dos alunos, valeu zero. Ela saiu, porque viu uma carrinha de ATL e entrou. Era o ATL errado. Ninguém lhe perguntou o nome, não houve uma chamada, nada. Ela entrou com uma colega e só após duas horas de aflição indizível, comigo à procura dela por todo o lado, é que o telefone tocou. De um "After School", a perguntar se eu era o pai de uma Mafalda Ribeiro, que eles tinham, aflita, a pedir para ligarem ao pai. Aliás foi ela que falou: "papá?"
Durante duas horas, morri. Percorri ruas de possíveis percursos, olhei para todas as sombras, parques infantis, supermercados, escola antiga, liguei para os pais de colegas dela, todos os absurdos e horrores passaram pela minha cabeça, chamei o seu nome, entre choro, em ruas e em todos os recantos da escola. Nada. Evaporou-se. Horrível. Uma tristeza, uma aflição, um horror que nunca mais vou esquecer. E quando o telefone tocou e era ela, aquela voz doce da minha princesa, minha vida, meu ar, meu sopro de vida, eu soube o que era renascer. E desfiz-me em lágrimas de novo, e dali até ao tal After School, que teve a minha filha à sua guarda por engano, até ela pedir para ligarem ao pai, levei um segundo e levei toda a vida. Obrigado meu Deus, obrigado! Estacionei às tês pancadas, voei em passo trocado de nervos, pela rua fora, Mafaldinha, Mafaldinha, Mafaldinha, cego de amor aflito, só há descanso e vida quando a abraçar e estiver tudo bem.
Quando a abracei, e ela, agarrada a mim, me disse, apenas: "Olá Papá" eu soube que tinha renascido. E ela também, coitadinha.
Como cartão de visita da nova escola, estou esclarecido. Tantas referências boas e afinal é isto: no primeiro dia, por maioria de razão, deveria existir um ainda mais rigoroso controlo de entradas e saídas, mas quando cheguei o portão estava escancarado, como deveria estar quando a Mafalda viu uma carrinha do ATL a chegar, estava na hora e ela saiu da escola e entrou na carrinha. Ninguém perguntou nada, ninguém fez nada.
E um ATL mete um grupo de crianças numa carrinha, não pergunta nomes, não verifica nada e só ao fim de duas horas é que, perante a aflição de uma criança de 10 anos a pedir para ligarem ao pai é que se acaba com este horror?
Quando penso na forma como desaparecem crianças, para sempre, todos os dias, penso que esses pais e filhos terão sentido isto, e muitos, mesmo sobrevivendo, morreram para sempre.
Eu tive a sorte de poder renascer.
E sei que, a partir de hoje, ganhei uma nova causa: fazer tudo o que estiver ao meu alcance para contribuir para uma Escola responsável, atenta, segura, onde os nossos filhos aprendem e podemos, enquanto pais, estar descansados.
Quando depois desta tarde de horror, fui buscar o pequeno Gonçalo ao colégio e ele me disse, comprometido, "Papá, parti os óculos a jogar à bola" eu disse para mim: que importância é que isso tem? Nenhuma, realmente, não tem nenhuma importância.
Não podia dizer-lhe que o pai hoje tinha aprendido o que é morrer, e tinha tido a bênção de poder nascer de novo.
O coma com pão está de volta
21/10/10
Mas que raio foram fazer à coca-cola
Só me lembra capetes de motocross, ciclistas ou pseudo-extraterrestres. Lembro-me de uma série chinesa (ou parecido) em que havia umas pessoas que lutavam e uma tinha um fato de cada cor, que só usavam na hora da luta.Não me lembro do nome, mas é isso mesmo que me lembra. Dava ao fim-de-semana de manhã. Há uns anos valentes e era má.
Thumbs down.
Ontem
Escrevi. Dei as voltas que lhe queriam dar. E ao escrever tentei pensar apenas que me estavam a pedir apenas para escrever. A ideia não é minha. Ainda que não concorde, não me cabe discordar. Foi quem manda, em quem manda que pediu. E está feito
20/10/10
Querem ganhar um passatempo?
Tenho que aproveitar
Visita surpresa
E que rico cházinho tomamos e a tarte de maçã acabadinha de fazer... Nham. Nham!
Para os mais cépticos
19/10/10
Um fim de tarde divertido
Quando a Cláudia e o Afonso chegaram, já a Maria corria e levava tudo à frente no parquinho. E quando eu digo que ela tem pilhas duracel, que não pára nunca, a Cláudia vai de certeza poder garantir que não é exagero E hoje estreou-se na incrível obra de entrar por uma casinha de brincar, pela janela. E gostou tanto que repetiu. À segundo lá disse que se magoou mas foi sol de pouca dura e toca de correr e saltar e trepar a qualquer coisa que esteja por perto.
Tenho que lhe explicar que as meninas são mais delicadas, que não se agarra daquela forma só para dar beijinhos e mimos (não é Afonso?). Mas tenho para mim que não vou ter grande sorte.
Hoje ralhei-lhe porque estava a fazer alguma traquinice e ela saiu a correr à minha frente. Ela estava de costas para mim e vi a Cláudia a rir a bom rir. Confessou que a Maria estava a fazer pouco de mim. A reclamar baixinho e a fazer a cara 32.
Quando digo que ela é uma pestinha, ela é uma pestinha. Meiga, muito querida, atenta, espevitada, fala pelos cotovelos, mas com uma energia que ninguém consegue acompanhar :)
Viemos embora e ela depois de comer 1 pão pelo caminho, chegou a casa mais para lá do que para cá. Quase a dormir... É o que dá tanta correria e diversão.
Amiga, adorei o fim de tarde e temos que combinar mais vezes e eu prometo que vou mais cedo e canso a Maria um bocadinho para ela dar mais folga ao Afonso, sim?
E a minha Maria que cantou para o Afonso, o balão do João? ah pois é que isto das serenatas não é exclusivo do sexo masculino e ela vai fazer concorrência à tia Vanessa e ao cavaquinho!
Eu quero
das pesquisas idiotas
Existe? Eu da curgette só mesmo se for o provérbio porque se há legume que não como aí está ele
18/10/10
Do pensar ao fazer
Pensava: vou sair a horas, apanhar a Maria e correr para casa e deitar-me cedo
Chegada a casa: brincadeira, fazer jantar, brincadeira, continuar o jantar, dar a sopa à Maria, brincadeira, jantar... E deitar cedo que é bom, não temos.
Serviço público - promoções
Bad mood
17/10/10
Note to self
16/10/10
Adoro
conversa. De brincadeira. Divertidos.
15/10/10
Ela é que tem razão
conversas
das pesquisas idiotas - take II
das pesquisas idiotas
do Portugal Fashion
Alves/Gonçalves - decepcionante
Katty Xiomara – fabuloso
Ana Salazar – mau, como esperava
Miguel Vieira – muito bom, uma agradável surpresa
Modelos: Alves/Gonçalves e Ana Salazar devem ter escolhido as mesmas (horríveis e escanzeladas modelos). Éramos 6, entre os quais 2 homens que lançavam esgares de nojo, de cada vez que as moçoilas apareciam. Katty Xiomara e Miguel Vieira, com modelos aceitáveis. Duas em particular que até tinham algo parecido com rabo. so modelos masculinos do Miguel Vieira eram jeitosos
Fauna no evento: nunca, mas nunca vi tanto Castelo Branco junto, num espaço tão pequeno. Não sou homofóbica, mas não gosto de ver homens de carteira ao ombro, de olhos pintados, de calças tão justas eu se tivessem um tim-tim fora do sítio, iria notar-se. Está dito. O cronista social Carlos Castro devia ter vergonha de estar na primeira fila a brincar com o telemóvel em vez de estar a assistir aos desfiles. Não queria, não ia.
Organização: top. Palavra de apreço para o Manuel Serrão. Sempre atento e em cima do acontecimento. Podia ficar à sombra da bananeira a assistir na 1ª fila. Nada disso. Era vê-lo meter a mão na massa sempre que necessário. E vê-lo deixar ocupar lugares "reservados" quando as outras filas estavam cheias, sem olhar para a cara das pessoas e ver se as conhecia ou não. Clap-clap-clap.
Jantarinho: somos pessoas de muito sustento, essa é que é verdade. Jantar um sumo de maçã com canela não é bem a nossa praia. A noite estava fantástica. Do primeiro para o segundo desfile tínhamos mais de 1 hora de intervalo. Aproveitamos estar na Alfândega e lá demos um saltinho à ribeira para jantar. Meia hora seria gasta no caminho a pé e não queríamos perder o desfile da Katty Xiomara (ainda bem que não perdemos). Solução. Comer um hambúrguer com batatas fritas, numa esplanada e ouvir quem nos atendia perguntar: "O que querem buber?" Já vos disse que adoro as gentes do Porto antigo, onde se fala sem pudor e onde se ouvem mais palavrões em meia hora do que eu planeio dizer em toda a minha vida? Gosto mesmo.
Fogo de artificio: aproveitamos o último intervalo vir cá fora apanhar ar. Fomos brindados por um memorável espectáculo de fogo de artifício, tendo o edifício da alfandega ali em primeiro plano. Fantástico.
considere-se convidado
14/10/10
eu e as casas de banho
Querem ganhar um fim-de-semana para 2 @Barcelona
das pesquisas idiotas
sabem aquelas pessoas de quem não gostamos assim que as vemos a 1ª vez?
Pensei que estava claro para todos que é assim mesmo
Corte
Os meus olhinhos
5 meses depois
Faz hoje 5 meses, que cumpri a minha última manhã de trabalho, numa empresa que foi a minha empresa. No passado fim-de-semana passei lá à porta e até o meu desatento marido notou o melhor olhar para a porta, aquela porta, onde passei milhares de vezes.
O melhor de tudo, foi o que aprendi no caminho. E porra que aprendi tanto, mas tanto...
Já provaram
Não provem. Conselho de amiga.
Raios que as teclas do computadores estão pegajosas. Ah! É chocolate do dito pão. Delicioso!
zzzz
13/10/10
SCUT´s
12/10/10
O canal preferido da pequenada
E posso dizer-vos. Os senhores trabalham muito bem! Está tratado e vamos ter parabéns. Mais próximo da data informam os horários. Levei com um elogio valente, daqueles que deixam qualquer mãe para lá de babáda, à fotografia da Maria que enviei e trataram a minha catraia por: "amiguinha Maria" cada vez que a ela se referiam no e-mail. Isto chama-se comunicar com coerência. Se o Panda me enviasse um e-mail, seria de certeza desta forma, que o imaginaria a escrever. Tiro o chapéu a estes senhores