17/09/14

ela encontrou a solução

Depois de um primeiro dia agitado, ontem e hoje (quando o pai a deixou na escola) a coisa melhorou. Tem ido bem disposta, embora todos os dias diga que tem saudades das amigas enquanto me conta que esteve um bocadinho com elas...
 
Ontem ao fim do dia, no carro a caminho de casa, já me foi contando que brincou com uma menina da sala dela e perguntou:
"Mãe, podes fazer-me um favor? Compras uma mesa e uma cadeira para levar para a escola? Assim já posso ir para o primeiro ano que passo a ter o meu lugar na escola de cima"
 
Devia ser simples assim.

15/09/14

de regresso

ontem adormeceu tarde mas bem disposta. Disse-me que não queria sonhar com arco-íris (como pede todas as noites antes de dormir), mas antes com a Professora e com as amigas. Disse-lhe que ia sonhar, sim :)
Acordou com muito sono, mas bem disposta. Saimos de casa alegres e ela com a bata nova, feita pela avó.
Já na escola encontrou a professora, as auxiliares e depois as amigas entre abraços e risos. Uma amiga perguntou porque é que ela estava de bata e ela explicou que ia ficar na sala da professora Ema (os meninos da primária não usam bata), que não ia para o 1º ano porque não tinha tido vaga. Sem dramas.
Na hora das meninas subirem senti que o sorriso dela se foi. Perguntou-me outra vez porquê. Porque iam elas todas, as suas amigas, para a sala do 1º ano e porque ficava ela cá em baixo. Disse-lhe com calma que já tínhamos conversado muito sobre isso e que ela já sabia que ia ser assim. Conformou-se.
Ao chegar à sala dela, ainda se riu, brincou com a professora. Chegou um grupo de meninos novos. Ela sentada na roda começou a mudar e vi nos olhos dela que estava insegura e triste. E começou a chorar. Levantou-se. Agarrou-se a mim. Dizia-me que não queria ficar ali, com aqueles meninos que não conhecia, que não estava habituada. Dei-lhe um beijinho e disse-lhe para ter calma que em breve ia conhecer aqueles meninos todos e que tinha que ajudar a professora, como tinham as duas combinado. Lá foi. Ainda chorosa. De mão dada com a professora. Estiverem a cantar e ouvi-a contar à professora que em casa da avó há um formigueiro cá fora e que conhece uma menina que brinca com as formigas. Mais calma, disse-me adeus com um sorriso forçado.
Agora é esperar que o tempo voe até às 15.30h para ela sair. E que chegue rápido o fim da tarde para conversar com ela e dar-lhe um xi apertado.
 
 

10/09/14

a caminho dos 6

Inscrição para os parabéns no Canal Panda, feita.
Tema da festa de aniversário, escolhido.
O que tinha para comprar para a festinha está comprado e deve chegar nos próximos dias lá a casa.
Decorações e lembranças para a criançada já planeadas.
 
Falta saber ao certo onde faremos a festinha e quantas crianças ela vai querer convidar (medo!). Para além dos amigos extra-escola, este ano temo o pior. Tem os miúdos que foram da sala dela há 2 anos, com quem continua a dar-se muito bem (as meninas, vá!), mais os amigos da sala do ano passado (e aqui já diz que quer também convidar alguns rapazes) e este ano, vai ter mais de 20 colegas novos...
 
A ver vamos se a sala de condomínio aguenta.
 
Pela 1ª vez vamos fazer todas as festas no mesmo dia. Ela faz anos a um sábado. Logo não vai haver bolo depois do jantar no dia da semana para a família próxima e depois festa no fim-de-semana.
Vamos fazer festa para a criançada durante a tarde e a família vai lá ter ao final da tarde e ficam para a noite.
 
E sim, eu sei que é um lugar comum, mas continuo sem perceber bem como já passaram quase 6 anos...