31/12/10

e não podia deixar terminar 2010 sem vos contar

Maria: "Quero ver mais 1 pocoyo".
Pai: "Maria já chega. É hora de ir nanar".
Maria: "Mas eu quero".
Pai: "Se a mamã deixar, podes ver mais um"
Maria: "Mamã, posso? Posso? Posso? Posso?"
Eu: (silêncio)
Maria: "Tá bem!" (isto com uma voz dissimulada e de costas para o pai)
Maria (agora a olhar para o pai): "A mamã já dizeu!"

A 2010

Viro as costas.

Não me deixa saudades. Chorei. Muito. Mais do que o habitual. Sofri. Duvidei. Tive receio. Sorri. Fui feliz. Tive saudades. Surpreendi-me. Desiludi-me. Estive desempregada (pela 1ª vez na minha vida). Tive 3 meses de férias. Fiz praia com a Maria. Acompanhei o dia-a-dia da minha filha por 3 meses, no Verão. Divertimo-nos a valer. Comprei o meu primeiro carro (na verdade é o meu 2º, mas o outro raramente conduzi). Fiz amigos. Deixei para trás amigos. Tive um afilhado. Fui de férias a sós com o marido. Morri de saudades da Maria. Vimos a Maria crescer. Saudável. Feliz.
Bem vistas as coisas, no essencial não foi um ano mau. Mexeu com a minha vida. Mudou-a para sempre. Fechou-se uma porta. Abriu-se uma janela.
Feliz 2011 para vocês.
Retomo os votos do ano passado e peço "apenas" para ser feliz. Coisa simples, portanto. Not.

30/12/10

afinal

Amanhã venho às 8.30h mas ao meio-dia piro-me.
O chefe está de férias mas passou por cá. Como quem não quer a coisa voltei a puxar o tema das férias e a perguntar se amanhã podia tirar o dia. Riu-se. Propôs-me vir apenas até ao meio-dia já que os "serviços mínimos" têm que ser assegurados. Parece-me justo. Fiz-lhe uma vénia e pirei-me antes que mude de ideias. Sempre tenho mais umas horinhas para preparar o jantareco para a família :)

ao idiota anónimo

Quem não gosta não come.
Eu não perguntei se a minha filha é linda. Eu disse que a minha filha é linda.
Percebo que esteja transtornado(a) até porque cá chegou ao pesquisar no google por "virose febre dor cabeça". Mas ainda assim perdeu aqui 5 minutinhos, com direito a 7 page views. E deixou um comentário. Tenho para mim que não deve ser coisa grave.
 
Não sou de rogar pragas, mas se a dor de cabeça não melhorar, não juro que não tenha sido eu...
 

eu podia

Não estar com sono... Mas a verdade é que estou com uma soneira daquelas.
 

o jogo das cores: castanho

29/12/10

das pesquisas idiotas

Esta era mesmo o que me apetecia: "ganhar um fim de semana".
Não sou exigente. Pode ser pertinho e pode estar frio. Chuva é que não.

ai se o Sócrates descobre

Aposto que me vai obrigar a pagar impostos sobre o meu blog. Afinal ele vale uns trocos...

pérola fresquinha

"Eu tinha uma vaga ideia, mas não ateimava."

adenda

E porque já li um comentário a isto, da Cláudia (que ainda não publiquei), a empresa não tem dinheiro para contratar o Mourinho (o que, diga-se de passagem, é mesmo uma pena porque lhe acho imensa graça. Tem pinta, sabe o que quer, o que não quer e tem a arrogância de que gosto nas pessoas. A arrogância que só tem quem está bem certo do que vale)

preciso

Orador motivacional para coaching a equipa de vendas.
URGENTE!

as agendas mais giras do planeta

Não sei se serão ou não as mais giras do universo. Sei que são as mais giras que conheço. Lindas. As palavras vão ser sempre poucas, pelo que o ideal é mesmo espreitar o blog da Mariquitas.
 
P.S. Não, ainda não tenho uma. Próximas datas festivas. Dia da mãe: Maio; Aniversário: Junho. Aguardo

hoje não é um bom dia

Estou chateada. Mal disposta. Triste.

e sobre a telenovela

da ensitel, podem ler aqui. Este é o blog da pessoa que fez uma queixa contra a ensitel, perdeu em tribunal, não gostou e disse-o e foi intimada a apagar o que escreveu.

a ensitel

Está metida numa embrulhada jeitosa. Só hoje acordei para o tema e bastou-me uma pesquisa no google para perceber a dimensão do fenómeno. Senhores que mandam nas empresas deste país: é para isto que servem bons profissionais de marketing, comunicação e RP... Se o trabalho tivesse sido bem feito, não teria esta dimensão certamente. Pensem lá quantos milhares de euros vão gastar para limpar esta nódoa (grande, bem grande) da v/ imagem. É que o caso já não está só no mundo do digital, em blogs, facebook e twitter. Chegou à comunicação e social e vai chegar, portanto, a muitos mais potenciais compradores.
Até dói pensar...

esta miúda é gira

E é minha filha!!!!

6

Parabéns afilhado.
6 meses.
Estás crescido.
Atento.
Giro.
E eu babada...

e na 4ª feira passada

Seguiu a primeira das nossas caixas "o Pai Natal Sou Eu". Para a semana regresso aos correios para comprar mais 2 caixas e enviar as 2 sacas com presentinhos que tenho guardados, com ofertas das amigas lindas Vanessa e Zeza (que até fez recolha na empresa e conseguiu coisinhas bem giraças).
Espero que já tenham chegado ao destino e que os meninos tenham gostado.

madurinho

Maria: "Papá, quero queijo"
Pai: "Está bem, o papá vai cortar"
Maria: "Quero do madurinho!"

as minhas tulipas



Aqui fica o registo em imagens dos bolbos para tulipas que a minha querida Marinha nos trouxe da Holanda. Para a semana serão plantados e espero que se tornem lindas tulipas (a minha flor preferida).

28/12/10

bolinhos de côco

Hoje tinha o forno ligado já que, como trabalho na 6ª feira, comecei a fazer as entradas para a passagem de ano e vou congelar. Hoje foi dia de fofos de frango. Ontem de pãezinhos de linguiça e de salsicha.
O forno estava ligado e hoje tinha visto na net uma receita e pensei logo: o marido ia adorar.
E lá sairam estes bolinhos de côco absolutamente divinais e tão fáceis que nem consigo acreditar.
Não mexi na bimby a massa. Foi mesmo numa tacinha misturar os ingredientes com uma colher de pau e de seguida com as mãos. Formar as bolinhas e apertar bem com a mão para não descolarem no forno. Colocar numa forminha de papel e forno a 200º pré-aquecido durante 8 minutos. Quando terminar o tempo vão estar molinhos mas é mesmo assim senão ficam secos (eles ficam douradinhos por fora, mas por dentro ficam molhadinhos).
Ingredientes:
200 g côco ralado
150 g de açucar
2 ovos
A repetir certamente. Fantásticos e um docinho bem económico.
São servidos?

o nosso Natal em imagens









é para esquecer

Eu queria ter férias esta semana. Já vi que não vou ter. Há que preparar a reunião de início de ano, com a área de vendas e pelo andar da carruagem pouco faltará para estar aqui a engolir as uvas (não gosto de passas) e beber o espumante e dar as boas vindas ao novo ano... So help me God, já que a passagem de ano será um segundo Natal, lá em casa, com a família reunida e a correr bem vou chegar a casa às 6h da tarde e tenho que dar corda aos sapatos para ter umas entradas apetitosas e menu alternativo para quem não repete a ceia de Natal (eu, eu e eu) e ainda uns bolinhos e leite creme e creme de chocolate e tudo e tudo e tudo. E não vou ter tempo para nada, isso é certinho...

eu preferia não ter razão

Ontem fui almoçar a casa dos meus pais. Achei que a Maria estava com cara de doente. A minha mãe dizia-me que ela tinha estado muito bem disposta. Fui trabalhar. Não tranquila. Fui buscá-la eram 5.30h e voltei a olhar ara ela e disse: "a Maria está com febre". A minha mãe dizia que ela tinha acabado de acordar e pensei: talvez seja disso.
Cheguei a casa. Ela corria e brincava como se não houvesse amanhã. Ao deitá-la decidi tirar teimas e lá estava a D. Febre a dar uma ár de sua graça no final de 2010. Preferia não ter razão. Preferia não ter a certeza assim que olhei para ela, que ela estava doente. E não sei como percebo. Não sei. Nunca me aconteceu com ninguém. Mas com a Maria é assim mesmo. Chamem-lhe instinto de mãe. O que quiserem. Mas sei que sempre que ela está doente, me basta olhar para ela para perceber.
Tem estado com tosse. Ontem piorou. E mesmo a dormir tossiu muito, muito.
E eu queria ter ficado com ela hoje. Mas vim trabalhar. E vou trabalhar a semana toda. A não ser que consiga convencer a o meu chefe a tirar uns dias de férias. A ver vamos...

27/12/10

eu devia andar maluca

E pensar que (shame on me) deitava fora as claras por manifesta ignorância quanto ao destino a dar-lhes, quando fazia leite creme na bimby e descubro agora que até as posso congelar (ainda tenho os queixos caídos, porque nunca me passaria pela cabeça congelar claras) e fazer umas iguarias jeitosas? Como um bolo zebra que me ficou debaixo de olho e que acho que vou bimbar para a passagem de ano.
E por falar em leite creme, esqueçam a receita do livro da bimby. Tão depressa me sai maravilhosa como fica líquida e sem volta a dar. Por muito que bata, por muito que coloquei mais farinha maizena a coisa não ata nem desata. Encontrei a receita de creme catalana e fiz para o Natal. Posso dizer-vos que foi o único doce que não passou do almoço de dia 25...
A receitinha está no forum Bimby e cá fica para que não tenham que procurar:
 
Ingredientes:
800g leite
7 gemas
200g açucar
1 casca de limão (substituí por 1 pau de canela)
45 g farinha Maizena

Preparação:Colocar a borboleta,deitar todos os ingredientes no copo e programar 8min,90º,vel 2.
Quando terminar programe mais um min,vel 2,mas sem temperatura.
Deitar numa taça,retirando a casca do limão e deixar arrefecer.
Antes de servir,polvilhar com açucar e queimar (não fiz este passo).

do Natal

Fica a recordação mais especial de todas. A Maria finalmente derrotada pelo sono a querer adormecer, olhar para o pai e dizer: "Papá, muito obrigada por tantas surpresas!".
Não há quem resista...

23/12/10

Hoje sim......foi Natal

Sobraram alguns presentes de Natal aqui na empresa. Cabazes. Não fazia sentido ficarem na empresa, já que rapidamente várias coisas estariam estragadas. Pesquisei na internet e seguindo uma dica de uma colega que trabalha na fábrica, encontrei uma IPSS aqui bem pertinho, "A causa da criança". Liguei e fui lá entregar. E saí de lá feliz com os sorrisos de quem tão bem me recebeu. E já tenho onde ir levar mais coisas da Maria que ela já não usa porque não servem ou mesmo porque nunca usou. E os brinquedos com que já não brinca. E as minhas carteiras que já não uso. E ténis que tenho quase novos e que nunca mais me seviram depois da gravidez. Numa próxima oportunidade vou visitá-los com mais tempo.

Feliz Natal

Porque amanhã estarei na minha alegre casinha, com maridão e princesa, a tratar de por a mesa, de fazer umas sobremesas, acender uma velinhas perfumadas e preparar bacalhau com natas (porque odeio bacalhau cozido!) e prevejo uma enorme dificuldade em cá vir e desejar-vos Bom Natal, o assunto fica já arrumado hoje.
Perguntam vocês e a consoada e os docinhos de Natal. Pois que a madrinha e a mamã ficam encarregues dessa parte.
A todos, de coração, Feliz Natal.

Nunca vi nada igual

Juro. Há pessoas que não nasceram para ocupar as posições que ocupam. Só me apetece dizer palavrões...

este

é meu. A Maria passou a ter um exactamente igual. Presente dos meus compadres.
Lindo e conta a história das coisas que a Maria mais gosta. Foi por isso que o mandei fazer para mim. E agora temos igual :)
 

e hoje

Que devia ter ficado em casa, de férias, vim trabalhar. O parque de estacionamento está vazio. A empresa está às moscas. E está frio como o raio. Não podiam mesmo ter-me dado férias hoje?! É que tinha dado tanto jeito...
 
Bem vistas as coisas, para o ano terei 30 dias de férias para gozar e vou já começar a pensar quando vou marcar as ditas...

A festa de Natal

Correu bem. ok. Sem falsas modéstias. Correu muito bem. Toda a gente ficou muito contente e não só de quem manda (mas também de quem manda) recebi os parabéns ao final da tarde, hora a que terminou o almoço.
Historicamente a festa fazia-se de tarde, ao lanche, na cantina, com sorteio de presentes comprados nos chineses e um presentinho igual para todos. Este ano fez-se almoço, numa quinta perto da empresa, com transporte assegurado para quem o desejasse, seguido de karaoke bem animado e com um presente melhorado igual para todos. Orçamento gasto - o mesmo. E assim se fez uma omolete quase sem ovos, mas que com a ajuda de algum fermento cresceu.
Estes são os momentos que sabem tão bem!!!

22/12/10

great

Acabo de ser nomeada mestre de cerimónias da festa de Natal. Não morro
de amores pela ideia.

ando chéché

E tenho a certeza disso quando ao sair da empresa ia picar o ponto na máquina de café.
E quando logo a seguir paro no Pingo Doce e me preparava para levantar dinheiro com cartão FNAC

21/12/10

e já está

Apresentação para quem manda prontinha, lindinha, fofinha.
A simplicidade é muitas vezes a minha maior aliada. Neste caso foi tiro certeiro sem necessidade de alterar nada.
Amanhã é esperar que o almoço corra bem, depois do discurso, que o raio do projector não funda a lâmpada, que o computador não apanhe uma virose ou a tela rasge (palavras sábias de quem anda nisto há muitos anos... tudo isto pode mesmo acontecer). Para precaver bem cedinho lá estará o suporte informático. E eu vou entreter-me a encher balões e mostrar os meus dotes na incrível arte de fazer arcos em menos de nada

e eu...

que chorei como uma madalena numa das últimas semanas ao ver uma reportagem na TVI sobre a associação Artemis e casais que passam pela dor de perder um filhote antes dele nascer. Sinal de que o tempo não cura tudo e que mesmo que achemos que não pensamos no assunto, ele está cá...

para ajudar à festa

estou com uma dor de cabeça daquelas que não lembra nem ao menino Jesus

devia mas não estou

Devia estar radiante com a proximidade do Natal. Porque adoro o Natal e porque ganhou um significado maior desde o nascimento da Maria. A verdade é que não ando especialmente bem disposta.
 
Talvez por pensar em tudo o que ainda tenho para fazer antes de 6ª feira. Talvez porque o Natal vai ser em nossa casa e vamos ter a responsabilidade acrescida de receber cunhados e sobrinhos, para além dos habituais. Vai ser muito bom e um prazer. E fiquei muito contente por terem aceite o nosso convite. Agora só quero que tudo corra pelo melhor e que seja uma Natal especial para todos. 
 
Mas importante, importante é que hoje tenho jantar com amigos do coração e com o meu mano e cunhadinha e isso é motivo mais do que suficiente para me devolver o sorriso.

20/12/10

das pesquisas idiotas

Mais uma daquelas, que não faço ideia como aqui veio parar: "gajas japao".
Gajas vamos tendo. Do Japão é que temos pena mas não se arranja nada.
 

Isto sim é Natal

Tenho aproximadamente 10 minutos para escrever umas frases para quem manda dizer a todos na festa de Natal.
 
E amanhã umas quantas horas para colocar as ideias, num ppt engraçado com uma mensagem motivacional que já foi passada no convite para a festa e um vídeo supimpa que ainda não encontrei, mas sei que vou encontrar que o you tube quando nasce é para todos.
 
Zero ideias. Zero. Eu nunca fui boa a matemática mas algo me diz que se é zero a coisa está preta.
 

Quando me dizes

Gosto de ti, quando me dás um xi bem apertadinho e um beijo apaixonado, o mundo pára. Não há trânsito, má disposição, frio ou calor.
E eu fico a flutuar num lugar que é só nosso. E sou capaz de jurar, que estes momentos têm cheiro doce e que se ouve uma música suave bem distante.
E nesses momentos sou tão feliz, mas tão feliz que me sinto parva por andar aborrecida por isto ou aquilo.

Estou com uma

Neura, que nem parece que daqui a 4 dias vamos ter festança lá em casa e celebrar o Natal em grande...
 
O trabalho não anda, não rende. Dormi pouco. E a falta de paciência impera por aqui.
 
 

licor de café

E por último, aquele que, para mim, é o menos conseguido dos 3 que fiz. Ficou muito doce para o meu gosto e pouco incorpado para um licor. Vou procurar alternativas para a receita.
De qualquer forma, aqui fica a dita cuja:

Ingredientes:
950 g de Água
500 g de Açúcar
250 g de Café Expresso
15 g de Essência de Baunilha
300 g de vodka (em alternativa pode-se usar Rum)


Preparação:
Pulverize o açúcar (10 seg/vel 10)
Juntar a água e ferver (20 min/Varoma/vel 4)
Juntar o café e ferver novamente (10 min/Varoma/vel 4)
Deixar arrefecer( aproximadamente 1h30min). Após estar frio juntar Vodka e a Essência de Baunilha (previamente misturados num recipiente) e mexer (10 seg/vel 3)
Deixar num armário a repousar durante cerca de uma semana, após este tempo está pronto a servir.

 

licor baileys

Mais um que mora na frigorífico. Um já foi oferecido num cabaz aos meus compadres e pouco ficou para contar história..
Absolutamente delicioso é o que vos digo. A repetir muitas vezes :)
 
A receita foi retirada do fórum bimby.
 
3 Ovos
1 Lata de Leite Condensado
1 pacote grande de natas (300ml) - usei um pacote normal de 200ml
3 colheres de cha de café instantâneo
1 chávena de Whisky ou mais conforme o gosto (220 ml)

Deitar os ovos na Bimby e um pouco de whiskey e mexer durante 2 min velocidade 3 - 4.
Deitar o Leite Condensado com mais um pouco de Whisky e programar 2 Min velocidade 3.
Programar mais 4 min velocidade 4 e introduzir as natas, e ir deitando mais um pouco de whisky, de seguida com a bimby a trabalhar deitar o cafe soluvel e por fim deitar o resto do whisky

licor de canela

Aqui fica uma receita de uma das maravilhas que alguns receberão este Natal:
 
Ingredientes:
1 lt de água
1 lt de aguardente (bagaço)
650 gr de açucar
10 paus de canela

Preparação:
Colocar 1 lt de água e os paus de canela no copo da bimby e programar 10min, 100º, vel,1.
Adicionar o açucar e programar mais 10 min, 100.º, vel.1.
Terminado o tempo, desligar a máquina e deixe arrefecer um pouco.
Assim que tenha arrefecido um pouco, programar a bimby na velocidade 1 (sem temperatura e sem tempo) e ir adicinando a aguardente pelo buraco da tampa. Assim que terminar, desligar a bimby e transfirir para 1 recipiente onde se possa deixar arrefecer por completo.
Quando estiver completamente frio, provar para verificar se está ao seu gosto. Se for necessário pode adicionar-se um pouco mais de aguardente ou açucar.

do Pai Natal Sou Eu

Sábado assaltomos o stock de uma loja que já não o é e temos coisas e mais coisas preparadas para enviar.
Hoje é dia de embalar, juntando o que comprei e enviar.
Que o Natal destas crianças seja um pouquinho mais especial.

o Pai Natal Sou Eu - Obrigada blogoesfera

E temos mais divulgação aqui!
Obrigada

do fim-de-semana non stop

Sábado com jantar com compadres e amigos. Maria eufórica por estar a brincar com a amiga Rita e com os presentes de Natal que trocamos. Adormeceu às 2h da matina.
Domingo manhã de soneca, almoço em casa dos meus pais, rumo à baixa do Porto, para visitar o cunhado que lá tem uma lojinha. Jantar em casa dos cunhados, com a Maria em delírio com a tia Ana e com a Madrinha Joana.
E passou tão, mas tão rápido...

17/12/10

o Natal e os presentes

Uma colega recebeu ontem um presente de um fornecedor. A saber, 3 garrafas de vinho maduro.
Hoje, assim que chegou, veio oferecer-me uma. Eu bem disse que agradecia mas que não era necessário e que nem apreciava vinho. Insistiu e fiquei com a garrafa. E contente por ter uma colega que divide estes mimos. Não pelo vinho, mas pelo gesto.
Para a semana, esta e outras colegas receberão uns presentinhos home made by me.
 
Já com outros a coisa é e será bem diferente...

diz que

Hoje é sexta-feira e que estamos a chegar a um merecido fim-de-semana. O último antes do Natal.
 
Com a natural correria para fazer embrulhos e entregar presentes à família e amigos com quem não vamos estar no Natal.
E vai saber muito bem. Se no meio de tudo ainda conseguir dormir qualquer coisa, tanto melhor!
 

e pelo correio

Recebi uns bolbos de tulipas, vindos directamente da Holanda e enviados pela Mariinha que adoro ler.
E melhor de tudo, junto veio um lindo postal, desejando um Feliz Natal para mim e para a princesa!
 
Obrigada! Obrigada! Obrigada!
 
No fim-de-semana prometo tirar fotos e colocar aqui... Assim que a minha vida volte à normalidade perdida e que tanta falta me tem feito

16/12/10

é impressão minha

Ou está um frio do caraças?!?

o youtube e o português do Brasil

A catraia adora colar-se ao meu mini computador cor-de-rosa, que ela chama de "computador vermelho" e ver os desenhos animados de eleição no youtube enquanto bebe o leite, antes de dormir.
Muitas vezes pede para ver episódios que estão noutras línguas e não adianta tentar dizer que não é português porque ela não está nem aí e vê até ao fim.
Quando calha ser em Português do Brasil, ela percebe tudo e no fim ainda nos brinda com uns: "sonequita" (a ave dorminhoca, do Pocoyo) e com "silêncio" dito com um toque de açucar como ouve no mickey que ela adora e que está em Português do Brasil.

15/12/10

Hoje foram 12

As horas de trabalho.
Desculpem a ausência dos vossos cantinhos. Se ainda vou conseguindo visitar-vos, comentar tem sido muito complicado.
Para a semana é Natal e já me esqueço destes dias mais conturbados.

as minhas mãos

De mãos abertas. Disposta a aceitar o que a vida me trouxer. É assim que tento viver. Usando essas mesmo mãos, que abro, na busca do meu caminho.

14/12/10

14

Horas teve hoje o meu dia de trabalho. E rendeu tão pouco. E o mundo
não pára.Merda.
Cotemplando o meu contrato 8h horas de trabalho diárias, amanhã
proponho ir trabalhar das 10h ao meio dia e passar a tarde a passear
com a catraia.
Posso sonhar, right?

eu ouvi

Hoje, durante o meu pseudo-almoço de meia de leite e um pão de mistura, enfiados pela goela abaixo em menos de nada, a correr para ir tratar o estafermo dos cestos (depois conto), estava no telemóvel a ver as novidades dos amigos no facebook quando ouvi uma conversa de 3 amigas, na mesa do pingo-doce, ao lado da minha.
Todas com aspecto normal. Não andavam com roupa rota nem nada que se pareça. Pode parecer preconceito mas está dito, não tinham aspecto de pessoas pobres. Ouvi uma delas, a mais nova, queixar-se que tinha perdido 20€ que o pai tinha dado à filha dela e ao guardar no bolso das calças tinha perdido. Dizia ela que se havia mês em que esses 20€ faziam diferença era este e que as coisas estavam muito complicadas. Que quando ia ao supermercado evitava levar a filhota, porque se ela pedisse umas bolachas xpto ela não ia poder comprar. E dizia que se o pai dela imaginasse as privações e dificuldades que ela passa até poderia tentar ajudar, mas que ele própria estava em dificuldades para manter o seu negócio à tona, nesta altura.
Engoli em seco o que faltava do meu pão e zarpei a alta velocidade.
Não sem levar comigo este pensamento que me faz lembrar que não são apenas notícias no telejornal. A coisa está preta. E a crise está aqui mesmo ao pé.

cansada

Odeio dias em que saio de casa de noite e entro em casa de noite.
Saio de casa com a Maria a dormir e chego de casa com a Maria a dormir.
Arre!!!

A D. Serenidade não mora aqui

A serenidade é uma característica que não tenho. Sou acelerada por natureza. Já experimentei yoga e desisti 3 aulas depois. Muito calmo. Demasiado tranquilo e sereno para mim. Mas por vezes, muito de vez em quando, estas imagens de serenidade, de tranquilidade, fazem-me falta,

13/12/10

a correr para comprar os presentes de Natal

Eu que sou uma rapariga organizadinha tenho já quase todos os meus presentes de Natal comprados. São muitos, que a família é extensa (só o marido conta com uma data de irmãos, casados com filhos, portanto é só fazer as contas).
E eu, rapariga organizada, que odeia as correrias do Natal, passou hoje grande parte do dia a correr para que todos e cada um dos colaboradores da empresa recebam um presentinho de Natal. Pois que hoje é dia 13, faltam uns modestos 11 dias para a véspera de Natal e nada estava tratado. E vai daí, decidi meter os pés a caminho, que é como quem diz, os dedos no computador, pesquisar, validar orçamentos, opções, soluções e a coisa está encaminhada. Claro que para gastar o que posso gastar, em vez de comprar a solução chave na mão e o presente ser uma caca, esta alma que vos escreve decidiu comprar peça a peça e fazer ela própria (e as 10 pessoas, que comigo estão na comissão que organiza os festejos de Natal) os cabazes que todos vão receber. Uma coisa digna e que fica dentro do orçamento que me deram para este fim. Agora só falta enviar o e-mail às outras 10 almas a pedir encarecidamente para que passemos 1 ou 2 dias a fazer/embalar os cabazes. A coisa promete, porque temos pessoas de todos os departamentos, de todas as idades, de todas as funções... Vai ser lindo.
Acho que vou ouvir: "Óh Dra, a gente prefere passar o dia na máquina na fábrica, a trabalhar no duro, que isso de fazer rodriguinhos não é trabalho de macho!"

mini-cabazes/ presentinhos de Natal

Ontem o fim de tarde foi passado a bimbar grande parte do que estava em falta para os presentinhos de Natal home made.
  • compota de abóbora com nozes (já estava feita uma dose só de abóbora)
  • compota de maçã com canela
  • compota de tomate
  • baileys caseiro (que já está lindinhos nas garrafinhas no frigorífico, a fazer companhia ao licor de canela e ao licor de café).
  • tabasco (quase morria intoxicada com tanto picante!)
  • azeites aromatizados com alho, com pimenta preta ou piri-piri
Já tinha antes feito o capuccino, o sal aromatizado, o pão ralado aromatizado e o preparado para panquecas, mas tenho que fazer nova dose de cada um destes.
 
E no próximo fim-de-semana trato dos brigadeiros e das bolachinhas e voilá, tudo resolvido.
 
E hoje na loja "espaço casa" encontrei uns cestinhos lindos, com um paninho dentro a 0.99€ que vão ficar 5 estrelas com os presentinhos.

o presépio

Em minha casa não fazemos presépio. Temos um de feltro engraçado que compramos o ano passado para a Maria e este ano ainda nem nesse pegamos.
Em casa dos meus pais, existe um presépio, que faz parte das minhas memórias de infância. A Maria na passada semana viu-o a assim que eu entrei em casa dos meus pais era vê-la correr para o presépio e puxar-me por um braço e apontar para cada figurinha e dizer: este é o bebé Jesus. Aquela é a mamã do Jesus. Aquele é o papá do Jesus.
 
E nós derretidos...

sonhar

Não tenho um destes, mas gostava. É mesmo rosinha e piroso, exactamente ao meu gosto.
Mas sonho. Muito. A dormir de poucos me lembro. Acordada, sonho. Tenho uma imaginação muito fértil. E é tão bom sonhar. Faz-me tão bem. Alimenta-me a alma.

11/12/10

luzes

Tenho umas parecidas mas brancas que custaram menos de nada e são lindas e iluminam o meu corredor. E fazem da minha casa, a minha casa

10/12/10

às vezes dá mesmo vontade

love it

Máquinas fotográficas vintage e margaridas brancas. Haverá melhor combinação?

Dás-me uma mãozinha?

silence please

Sinto falta de momentos de silêncio. Em que me consiga ouvir a mim.

Só para dizer

Que os comerciais das empresas de brindes publicitários, não devem NUNCA parecer-se com os senhores que trabalham nas agências funerárias. A coisa piora se forem patrões. Piora mais de no decorrer de uma reunião disserem a um funcionário da empresa, que há coisa que não se decidem com os empregados.

Itália

Dizem que fica em Itália e eu era menina para lá ir. Só para ter a certeza e informar. Mentirinha... Era menina.

uma sessão de culinária animada

Ontem à noite, decidimos fazer umas bolachinhas em que andava de olho há uns tempos.
No original chamam-se cookies americanos, mas para nós serão sempre as bolachinhas da Maria.
 
Estava na cozinha e ouvi uma voz docinha que me dizia: "Mamã, quero ajudar! Posso ir bucar as escadas?"
E assim foi. O papá foi buscar o degrau e a catraia subiu logo. Ajudou a colocar todos os ingredientes na bimby. Até um ovo ajudou a partir, sendo que não adorou a experiência porque sujou a mão. Quando estava tudo misturado, eu fazia as bolinhas e ela colocava em cima do papel vegetal no tabuleiro.
Havia farinha espalhada na cozinha, açucar entornado, mas a verdade é que foi uma experiência fantástica e que vamos repetir certamente.
E a cara de espanto e de alegria da Maria ao ver as bolachas ganharem forma de bolachas já no forno?! Uma delícia.
E comermos umas bolachinhas acabadinhas de fazer, com a catraia para lá de feliz?
Quanto às bolachas, posso dizer-vos que são seguramente as melhores bolachinhas que já fiz. Deliciosas mesmo! E o cheirinho espalhado pela casa, numa mistura de aroma a baunilha e chocolate era tal, que quando nos deitamos ainda se sentia, mesmo no nosso quarto.
 
Aqui fica a receita:

1 ovo

100g de açúcar

1 pitada de sal

180g de farinha

60g de manteiga

1 colher de chá de fermento

2 colheres de chá de açúcar baunilhado

1 colher de chá de aroma de baunilha

100g de pepitas de chocolate

 

Colocar todos os ingredientes no copo, excepto as pepitas e programar 15 segundos, velocidade 5.

Acrescentar as pepitas e misturar na velocidade 3 uns segundos, ou envolver com a espátula.

 

Fazer bolinhas com a massa  e colocar num tabuleiro forrado de papel vegetal ou untado, e levar ao forno aquecido a 180º, cerca de 15 minutos.

 

Outono

Se há coisa de que gosto no Outono é do tom amarelado, das cores das folhas, da luz do sol ao fim da tarde.

09/12/10

eu devia ser

A única pessoa no mundo da blogoesfera que não usava um agregador de feeds, para ler os blogs de eleição.
O Google reader, conquistou-me!

Be yourself

e pela 1ª vez...

Em quase 25 meses, a Catraia está no percentil 50 de peso.
Na 3ª feira, rumamos ao pediatra, para consulta de rotina e pensar que podíamos vir de lá com o diagnóstico de varicela ou raio que o parta.
Afinal não.
 
Maria feliz e a cantar no carro todo o caminho até chegar ao pediatra. E o caminho foi longo, já que o trânsito estava absolutamente impossível.
Maria feliz, a cantar, dançar e brincar na sala de espera do consultório.
Maria aos gritos assim que o pediatra veio buscar a "D. Maria". Mas aos gritos e a treparar por mim acima e agarrada ao meu pescoço e capaz de me arrancar um punhado de cabelos.
Maria aos gritos assim que a pousei na marquesa, para a despir.
Maria aos gritos durante todo o exame.
Parou de gritar, assim que foi para a balança dos crescidos (os 12.1Kgs, obrigaram e ela agradeceu).
Parabéns do pediatra. Está muito desenvolvida. As borbulhitas são fruto da virose que a atacou e/ou da temperatura e consequente transpiração excessiva. E parabéns a dobrar porque aos 2 anos, pela 1ª vez atingiu o percentil 50 de peso. Mantem o 75 de altura e o 90 de cabeça (sais mesmo à cabeçuda da mamã).
Manter tudo como até aqui. Ainda é cedo para o desmame da chucha (thanks God!) e não há stress quanto a deixar as fraldas. Tem tempo, disse o tranquilo Dr. P. Expliquei que a Maria no Verão pedia de quando em vez para ir ao pote, mas entretanto, com a chegada do frio, deixou-se disso. Disse-nos que é normal e que na próxima Primavera/Verão é a altura certa para voltar a insistir. Curiosamente ontem à noite, antes de ir dormir, pediu para ir pote da tátá.
Desejou Feliz Natal ao Dr. P, mas recusou-se a dar-lhe um beijinho.

O Pai Natal Sou eu - obrigada blogoesfera

E ainda temos mais aqui.
Obrigada!
 

animação

Ontem tivemos um serão para lá de animado a preparar presentinhos para o Natal.
Espero que a catraia não dê com a língua nos dentes :)

O Pai Natal Sou eu - obrigada blogoesfera

E mais divulgação aqui.
Obrigada!

a cores

Eu sou das que teimam em ver as cores, em dias cinzentos

Hoje não vou trabalhar

In my dreams...

08/12/10

4 anos

8 de Dezembro. Para mim dia da avó. Escolhemos este dia de (quase) Inverno para casar. Casamento no registo civil. O meu vestido era vermelho. Foi vestido aqui mesmo, nessa casa que já era nossa há quase 7 anos. Decidimos rapidamente. Sabíamos o que queríamos. Não queríamos uma festa sumptuosa. Queríamos, com os mais chegados, celebrar a feliz coincidência que é o amor. Com aqueles que connosco atravessarem anos, de coisas boas e menos boas. Com a nossa família mais chegada. Com os nossos amigos do coração. E assim foi. Tivemos menos convidados no nosso jantar de casamento, do que no 1º aniversário da Maria. Chovia e estava frio. O meu vestido não tinha mangas e eu tive sempre calor. Fomos para Praga de lua-de-mel, fugindo ao óbvio destino de calor e praia (afinal esse ano tínhamos estado em Bali e Singapura). Amamos a cidade. Mágica, por sinal. Encantamo-nos com o nosso quarto de Hotel duplex, bem no coração da cidade. Os dias frios, mas de sol, tal e qual pedimos que estivessem. A aliança que era um ser estranho nos nossos dedos e que agora faz parte de mim. Se não a ponho logo de manhã, parece que me falta algo.
Casamos quando ninguém esperava que o fizessemos. Sempre disse que não queria casa. Já moravamos juntos há 7 anos. Nenhuma grande mudança acontecerá. Mas tivemos vontade e este ficou para sempre o nosso dia. O dia em que escolhemos celebrar o nosso amor. De que nunca duvidei. Em todos os momentos.

Cá em casa

Tudo dorme. E eu estou acordada e podia ter aproveitado para dormir e não conseguia.
Lá se foram os nossos planos de um passeio matinal a 3.
Fica para de tarde!

O Pai Natal Sou eu - obrigada blogoesfera

E temos mais divulgação aqui.
Obrigada!

O Natal, hoje...

07/12/10

Sounds like a good plan

What goes around

Caras

Dizem que a minha cara é do mais transparente que há. Se estou bem todos notam. Se estou mal, também. Se algo não corre como quero, se me chega a mostarda ao nariz, sou transparente, transparente. E se às vezes dava jeito ocultar, vivo muito bem assim.

verdadinha

Um cenário assim

Precisa-se!

das pesquisas idiotas

"cosmetico beira alta banana"
 
Não percebi.

Podia ser assim

Pode ser um café. E gazer uma chamada daquela cabine telefónica. Enviar uma carta para outro País. Saltar nas folhas amareladas de Outono. Cruzar-me com uma criança e dar-lhe vbalões coloridos, pedindo-lhe em troca que tire uma fotografia. Parar. Comer uma maça. Beber um copo de leite enquanto aquela argolinha doce e maquiavélica me tenta. E terminar sentada num parque a dar bolotas aos esquilos.

As estrelas

São mágicas. Adoro e perco-me a olhar para elas.

06/12/10

para mais tarde recordar

Andas numa de letras e ninguém te pára. Já conheces bem o t de tiago,
o d de diana, o p de patrícia, o f de filipe, o j de joaquim e o a de
alexandre. E adoras lancar-te em busca das letras magnéticas q moram
no teu quadro (e por toda a casa) e trazer vitoriosa uma destas
letrinhas.

Conversas

A brincar com o telefone brinquedo.
Telefone a tocar. Diz: "É o vuvú".
O pai responde: "E o que é que ele quer?"
Maria: "Queria deixar-me uma mensagem"

Para jantar

Pode ser frango?

Note to self: Isto é uma ordem

A minha bicicleta com legendas

O Pai Natal Sou Eu - Obrigada blogoesfera

E temos mais aqui.
Obrigada!

Note to self: só para não me esquecer que amo esta cidade

Não diria melhor

O Pai Natal Sou Eu - Obrigada blogoesfera

E mais divulgação aqui.
Obrigada!

Quero uma destas só para mim

O Pai Natal Sou Eu - Obrigada blogoesfera

Mais divulgação aqui.
Obrigada!

Logo hoje que acordei mal disposta

Há uns tempos, alguém me contou sobre o meu chefe, que fez de conta ter perdido um ticket de estacionamento num parque (dentro do recinto de um evento onde a empresa estava representada), só para ver como correria e como resolveriam.
 
Comigo já sabe com o que conta.
Na próxima vai pensar duas vezes (ou 3) antes de me dar uma resposta transviada a uma 2ª feira pela manhã, quando ando a dormir mal há uns dias, por ter a catraia doente.
 

O Pai Natal Sou Eu - Obrigada blogoesfera

Temos mais divulgação, aqui e aqui.
Obrigada!

Vai um?

São tantos os que temos e não vemos