31/05/10

Feliz dia da criança!

Para ti princesa linda que trazes luz e alegria à minha vida!

30/05/10

Achas que sabes dançar?

Para a Maria não é uma pergunta. Ela adora dançar! E adora ver o programa que estamos a ver. Dança que se farta, bate palmas, faz a festa e apanha os foguetes. Serei só eu que acho que esta gala está a ser fraquinha. Forçada. Apagada. Mesmo o Manzarra está a tão mal que dá dó. E eu até lhe acho piada e reconheco-lhe talento.

Internacional

Hoje no ikea, um casal de espanhois passa por nós ri-se e diz olá Maria! Ela riu e respondeu olá! Eu sorri e fiquei a pensar com os meus botões de onde a conheciam. Depois de muito matutar percebi que tínhamos partilhado horas antes a mesma esplanada e que estavam sentados bem pertinho de nós... Uma estrela que já cativa aqui os vizinhos galegos!

29/05/10

Com 18 meses

Apareceu-me à porta da casa de banho, sorriso malandro e a perguntar: mamã que tás a xazer? Olhei para ela de cima a baixo e percebi o sorriso. Tinha os meus sapatos calçados! E rimos as duas!

27/05/10

Como é que não percebi antes?!?


Hoje passeava com a Maria e com a minha mãe. Ela viu uma mota. Em vez do habitual esticar de dedo e "mota", houve esticar de dedo e "carteiro". Eu olhei para a mota e comentei com a minha mãe que era mesmo o carteiro e não sabia como é que ela tinha percebido. A Maria olhou para mim como quem diz, deixa lá ver se te explico e respondeu: carteiro mamã! cartas! mamã, papá, vóvó, vuvú... Só faltou dizer-me: dahhh!! Mas tenho um palpite de que não faltará muito :)

Palavrinhas singelas

"Óptima. Diz tudo".

Foram estas as simples palavrinhas que nos fizeram vir radiantes da consulta dos 18 meses. A Maria cresceu 5 cms em 3 meses, diz o pediatra que é bastante. Continua no percentil 90 de juízo, quase no 50 de peso e acima do 75 em altura.
Entrou no pediatra a rir depois de ter posto em estado de sítio a sala de espera, com bonecada espalhada por todo o lado e de ter comido estrelitas de um menino que também esperava consulta. A consulta correu muito bem... Ela está óptima. Muito desenvolvida e o pediatra não lhe poupou elogios e lá nos disse que quando chegasse a casa ia contar à mulher que tinha estado com uma bebé de 18 meses que falava pelos cotovelos (isto porque tem uma enta com mais 8 meses, que ainda quase não fala). Se somos uns pais babados... Pois é claro que sim! E para comemorar, aproveitamos a promoção da telepizza de hoje e tivemos pizza para todos, com direito a gritos de alegria da Maria que dizia: pizza! yupi! gota! Maria!

Rapidinho

Só para vos contar, que na 2ª feira a Maria irá ter mais um carro onde andar... :) Está feita a compra e eu estou feliz da vida, com o meu carro "pequenhinho". A Maria ficou louca e fartou-se de rir, brincar e cantar, enquanto dizia: carro, novo, nosso, mamã, Maria, pequenhinho!
Depois deixo a matrícula, porque eu sei que não sou um ás do volante e assim quando me virem, podem todos fugir e sair da minha frente :)

24/05/10

Do fim-de-semana



















Não, não fomos à praia... Ainda ponderei ir sábado de manhã, mas como este ano, seria estreia, não estava certa de que a Maria fosse cooperar e ir sózinha com ela poderia ser uma aventura. De tarde, a princesa decidiu adormecer sempre à hora em que poderíamos ir à praia, pelo que fica para a próximo.
Mas ainda assim tivemos um fim-de-semana animado. Começou com um jantar de amigos (para nós) na 6ª feira, com a Mary a ficar a dormir em casa dos avós. Sábado tivemos jantar em casa da Vanessa e do Miguel (o meu afilhado lindo, está quase, quase a nascer, já vos tinha dito?!?), com a R. e os papás e com os pais da tia Vanessa. Foi o delíro. A Maria não parou um segundo. Sempre a correr e a tentar destruir o quarto do Gonçalo que ainda nem nasceu. Fartou-se de brincar com toda a gente, sobretudo com a R e de dar beijos na barriga da tia (tenho um vídeo lindo!!!).
Domingo, houve tempo para almoço de família em casa dos avós, soneca com o papá de tarde e brincadeira com direito a banho com a mamã (e com os peixinhos, claro está).

23/05/10

Co-cola

É assim mesmo que a Maria se refere à Coca-cola. Sabe bem o que é Coca-Cola, sumo, cerveja, vinho e água e chama as coisas pelos nomes.
Hoje viu a garrafa de coca-cola em cima da mesa e pediu-me: co-cola! Disse-lhe que não podia ser, que era para os grandes mas que lhe dava água. Resposta imediata: eu pexiso (preciso). Juro que não sei onde ela vai buscar estas respostas...

?

E para quem se interroga sobre o porquê do post anterior, a resposta é simples: porque me apeteceu!

É incrível

Como continuas a surpreender-me, princesa. És uma menina linda, sempre sorridente e bem disposta, falas pelos cotovelos e és tão doce! Hoje tivemos uma noite fantástica, não foi? Adoro-te. Adoro-te. Adoro-te.

20/05/10

Fresquinhas

Era mesmo isto

Tenho por hábito chamar a Maria de papagaio, tal a quantidade de palavras e frases com 4 e 5 palavras que já diz... Na 2º feira fomos passear ao Parque Biológico. Passamos por um papagaio que lhe disse olá. E ela, claro que respondeu! Agora de cada vez que houve papagaio responde: cacagaio, olá!

18/05/10

Estou tão babadinha...

Acabei de saber que este menino lindo, diz Maiiia! Melhor ainda, que foi o 1º nome de pessoa que disse e que reconhece a foto da minha princesa!! E sim, estou toda babada e muito feliz, porque com a Ana, partilhei a gravidez e encontrei uma pessoa fantástica, com uma força extraordinária!

17/05/10

Pequenos instantes de um dia fantástico










Mais uma pérola

Esta tarde a Maria pediu croissant (que viu pousado em cima da mesa, já que agora tudo está no seu raio de visão, nem que seja em bicos de pé ou trepando para cima de qualquer coisa). Parti metade e entreguei-lhe. Pegou com ar de nojo e respondeu: "guananapo, mamã!"
Tem razão.

Parabéns!

O papá cá de casa está de parabéns. Já passa da meia-noite, certo?
35 aninhos!!! Não, não estás a ficar velho Pipo...

Amanhã teremos passeio a 3, ainda sem destino certo, com muita brincadeira à mistura.
Parabéns pelo teu aniversário e obrigada por estares sempre a meu lado. Por seres o outro eu de mim :)

Love you

16/05/10

Mais uma história - esta da mamã

A todos os que nos seguem os passos, por aqui ou pelo facebook, agradeço a preocupação, as perguntas, os comentários, os e-mails e afins. Há uns tempos contei-vos que estava triste, chateada e alguns perceberam o motivo.
Pois bem, se até 6ª estava impedida de falar, hoje sou "livre", pelo que vos conto que estarei de "férias" prolongadas. Já sem choro, sem mágoa, sem tristezas. Na 6ª feira passada cumpri o meu último dia de trabalho, na empresa que foi a minha casa, durante quase, quase 11 anos (um terço da minha vida!). Entrei fresquinha, fresquinha, acabada de sair da faculdade. Não vos minto se vos disser que o conhecimento, a aprendizagem destes 11 anos, foi a mais importante da minha vida. Conheci pessoas fantásticas. Trabalhei com pessoas fabulosas. Fui muito feliz no meu trabalho! Adorei o que fiz em tempos idos. Não adorava o que fazia desde que regressei de licença de maternidade. Nem tudo foram rosas, bem pelo contrário. Os últimos tempos, o último ano foi dureza. Fazer algo de que não se gosta é obra! Ia obrigada trabalhar cada dia. Não tinha brilho. Limitava-me a cumprir de forma eficiente e eficaz o que me era pedido.
Também trabalhei com pessoas más. Pessoas cujo único prazer é pisar os outros, ser melhor do que o colega. Tudo vale. Desde que o caminho seja para cima. Lamento: não sou assim. É um jogo que não sei e não quero jogar.
A decisão estava tomada quase há um mês e negociação para a frente e para trás, sabia que estava por dias. Andei sempre estupidamente calma. Nem me reconhecia. Limpei a minha secretária das minhas fotos, dos recuerdos destes 11 anos. Tarecos nos sacos desde 5ª feira. Sexta entrei de manhã no escritório, tomei café com quem tomo habitualmente, obriguei-me a sorrir... Assim que enviei o meu último e-mail do meu endereço da empresa, despedindo-me de colegas, de clientes, de fornecedores e começaram a chover respostas, telefonemas, perguntas, desejos... Fui-me abaixo das canetas. Saí de computador na mochila a chorar como uma Madalena, mas aliviada e feliz. Saí com a sensação de que dei o melhor de mim à empresa. E com a alegria de não ter mais que ignorar ou sorrir a quem não me apetece. Neste mês, cresci imenso. Acho que cresci mais do que em toda a minha vida. Foi uma grande bofetada, perceber que havia "amigos" que falavam de nós, sobre o que nos estava a acontecer, com os outros, mas que a mim nada me diziam. Pior, havia "amigos" que questionavam as minhas decisões (como se lhes coubesse fazê-lo). A minha avó sempre me disse, que em momentos de aperto vemos quem está disponível para nós. E eu pude perceber que relações de 11 anos de trabalho, de amizades... nada valiam. E, quem me lê talvez não saiba, mas não sou rapariga de meias medidas, de meias palavras, não gostei, cortei. E cortado ficará. Sou radical? Não, sou objectiva. Quero muito, muito ser feliz. E estas pessoas em nada contribuem para a minha felicidade.
Quer isto dizer que estou oficialmente de férias até ao final do mês de Maio, altura em que passarei a estar desempregada. Situação totalmente nova e assustadora. Mas nem quero pensar muito nisso para ver se não fico biruta de todo. A parte melhor da história é que passarei a ter mais tempo para acompanhar a Maria. Espero ficar em casa até ao final do Verão, altura em que meterei a mão na massa que é como quem diz, começarei a procura por um novo trabalho... Se alguém souber de alguém que precise de uma pessoa para marketing/comunicação, que apite!

Querem fotos?











Temos casa de cara lavada, gostam?

E pronto é isto...

Ou melhor, família vadia

Que ontem aproveitamos a ausência da Mary, para ir comer uma bela francesinha com uns amigos, chegar a casa depois das 2h da matina (ui, ui... estava mesmo com sono) e hoje o papá foi jogar futebol para a praia e eu fiquei a dormir até às 11h e aproveitei para acordar devagar, ver televisão (coisa que nunca faço agora, porque o tempo não chega para tudo) e tomar uma bela banhoca, com direito a todas aquelas coisas de que gosto tanto e raras vezes consigo fazer.

E depois de termos a Maria connosco, lá fomos os 3 vadiar, com os amigos do coração Vanessa e Miguel (com o Gonçalo, quase, quase a nascer - o meu afilhado!!!). Meninas do Porto, se ainda não foram lanchar à Boulangerie de Paris na Boavista... Não vão. A sério. Não entrem. É que é casa belo do bolinho, melhor do que o outro. Lá comemos um cada um, mas para casa, trouxemos uma saquinha com uns quantos :) Depois queixo-me que vou ter que iniciar a dieta novamente... Não há milagres...

15/05/10

Maria vadia

Na 6ª feira de manhã, a madrinha da Maria (a minha sobrinha linda, Joana) foi buscá-la a casa dos meus pais. O plano: passar o dia todo com a Mary, ficar com ela a dormir e iríamos hoje buscá-la. Pensamos, que talvez a coisa não fosse correr muito bem, porque a madrinha e os meus cunhados, não lhe conhecem as manhas. Enganamo-nos redondamente. Foi toda feliz da vida, esteve sempre muito bem disposta. Ontem adormeceu já depois da meia-noite, a olhar para a madrinha e hoje depois da 9h despertou e lá andou na brincadeira como gosta. Aprendeu o nome dos 3 cães da madrinha e até já brincava com eles com a bola. É espera a minha princesa! Foi falando connosco ao telefone, mas lá dizia beijinhos e adeus e nem queria saber. E hoje quando a fomos buscar, fez festa e tal, mas assim que percebeu que vinha embora, não largava o colo e o pescoço da madrinha. Isto eram quase 5h da tarde e ela ainda sem pregar olho. Lá viemos embora e ainda não tinhamos saído da rua e já ela dormia profundamente. Nem quis chupeta. Está a crescer! A tornar-se mais independente. E se por um lado me agrada, por outro sinto que é menos minha e mais do mundo. O que me encanta é saber que ela vive rodeada de amor. De pessoas que verdadeiramente se importam. Que se preocupam. Que querem o bem estar dela. A felicidade dela. E acho que absorve isso de forma imediata. Aliás é o espelho da alegria a catraia cá de casa. O meu cunhado Paulo, diz que ela é a menina que não chora e é bem verdade. Tirando um ou outro dia, em que faz uma birrita ao testar os limites, está sempre bem disposta, sempre a rir e a cantar.

Queria deixar aqui umas fotos do dia em que ela fez 18 meses e se fartou de pintar as unhas a toda a gente e a ela própria (graças à malinha de pinturas linda, que a Diana lhe ofereceu), mas o blogger não está pelos ajustes. Fica para amanhã....

14/05/10

Temos festa

A catraia veio cheia de pedalada do aniversário do padrinho. Dormir
que é bom, não temos! A conversa está animada: miau, shou gato! A
seguir: au, au! E o Filipe a dizer que é um cão. Foi música para os
ouvidos da Mary que já fez de leão, de pato, de galinha...
E parece que a coisa está para durar!

13/05/10

Parabéns mano

Hoje o meu mano faz 29 anos! É um puto inconsciente, que é, mas é lindo e eu adoro-o. Aliás, atribui-lhe o mérito e a responsabilidade de ser padrinho da miúda mais gira das redondezas :)
 
Parabéns Tiago, que estejas a ter um dia muito feliz!!! Daqui a pouco será bem mais animado, que já sabes que estando a Maria, a festa é garantida!
 

Help

Se ainda não repararam, eu, com a minha esperteza saloia, decidi ontem mudar o fundo do blog.
 
Estava cansada no outro e pensei, vamos lá mudar que isto está igual à muito tempo... E tão esperta que sou, que fui apagar o anterior, antes de pôr um novo. O site onde tinha ido buscar o outro já não tem nada disponível, pelo que a nossa casinha está assim toda "plain pink". Alguém aconselha site para ir buscar um fundo catita?

Pior que dentista só ginecologista

 
E hoje foi dia de eu ir ao dentista. E no fim deste mês tenho consulta na ginecologista, para avaliar se o HPV se foi (medo, muito medo!).
 
E esta noite, pela 1ª vez em mais de 18 meses, a Maria acordou às 3 da manhã a pedir água. Bebeu. (isto dela ontem ter comigo pizza ao jantar, não foi boa ideia). E depois chorava e chorava e não queria dormir. Lá fui buscar o meu salvador portátil e estivemos a ver no youtube, o Serafim, o Vasco, o Ruca... E a Mary ria e cantava! Eram quase 4 da matina e ela decidiu que era hora de dormir. Disse "fecha! Não quero!" e virou-se para o outro lado a dormir. E eu fiz o mesmo
 
E amanhã é o dia...
Em que a minha vida vai mudar...

12/05/10

A catraia

Já conduz!!!!
E não se sai nada, nada mal... Hoje foi dia de mega festa. Não, não comemoramos coisa nenhuma, nenhum dia em especial, mas calhei de entrar na Toys R Us e ver uma motaa bateria em promoção. Pensei: da forma que a Maria é doida por motas vai delirar. E lá veio embrulhadinha. O delírio com o caixote foi grande. Melhor ainda foi ver o Filipe e o meu pai a levarem 1h para montar a dita cuja! Escusado será dizer que a catraia percebeu em menos de nada, como funciona a mota, o que tem que fazer para ela andar e já está farta de passeios. Para a levar para a caminha sem a mota, foi o bom e bonito.
E já que estamos numa de veículos, alguém tem um Smart baratinho para vender?!?

11/05/10

Este é o 1º post

Escrito no lindo presente do dia da mãe.



É lindo e tem a minhs cara! (ainda não me hsbituei ao teclado mais pequeno e dou por mim a escrever cada salgalhada que nrm eu percebo! Mas isto vai lá!!!!).

Obrigada Pipo! É a minha cara mesmo. Adorei, adorei, adorei (não fosse ter o W7 e o meu modem para acesso à net não ser compatível e a estrei já tinha acontecido há mais tempo).

Música

Tenho para mim que esta rapariga vai ser uma grande artista. Para nós vai ser certamente. Ou melhor. Já é.
 
Ontem cantarolava no elevedor a nova música preferida (de um tal Serafim, que passa no Canal Panda): "Pomer, pomer... pomer, pomer..." (é comer, comer, mas para a Mary é pomer, pomer... Aliás ouvi-la dizer: "Eu pomo! Maria!" quando quer comer sem ajuda é hilariante.
 
E eu e o papá todos contentes da vida, toca a cantarolar com ela. Resposta pronta virada para o pai de dedito levantado: "Não cantas". O Filipe lá lhe perguntou porquê e a resposta foi pronta: "Não sabes"!
 
Mais nada, que esta rapariga gosta é de se ouvir a cantar e da voz de cana rachada da rica mãezinha
 
 

10/05/10

Mesmo a calhar

Hoje estou com a neura. Triste, irritada, cansada. Porque sim e porque
não. E que melhor dia para a Maria fazer birra e mais birra e chorar
só porque não me vê.

09/05/10

um e meio

Foi o que festejamos ontem. Um ano e meio. 18 meses. De alegria, felicidade, deste amor maior. E tivemos festa da boa. Com direito a bolo e parabéns. E com a mary em êxtase enquanto cantávamos os parabéns. E tivemos presentes. Giros! E a melhor companhia!

É delicioso

Ouvir o papá cá de casa a tentar adormecer a princesa e a contar-lhe a história dela desde que nasceu e sempre que pára para recuperar fôlego ela responde: e depois?

Benfica

E mais nada!

05/05/10

Maria@Fão

A Maria anda com os meus padrinhos (que hojem fazem 36 anos de casados - parabéns!) a passear por Fão, no largo em frente à antiga casa da minha avó. Ainda com a companhia dos primos Margarida e Rui que hoje tiraram o dia de férias.
 
Ligou-me a minha madrinha e só ouvia risadas e a minha mini princesa sempre a falar e a por tudo ao gosto dela. Parece que estava a andar de escorrega e desde que descobriu a brincadeira não quer outra coisa.
 
Se soubessem as saudades dos 3 meses de férias de Verão que por ali passava... E como sinto aquela terra como minha, mesmo que apenas tenha lá nascido porque o médico da minha mãe estava de serviço no hospital no dia em que decidi conhecer o mundo. E como sinto a falta da minha avó... E como sinto e sei que ela me acompanha em cada passo da minha vida...
 

04/05/10

Arnidol- testado!

Pois. É isso. Hoje na correria e na brincadeira a Maria foi de cabeça
contra a perna de uma caderia. Choro. Mais choro. Testa bem vermelha e
a formar um galo. Arnidol e parece que resultou! E sem os dramas do
gelo!

Está bonito, está...

 
Que a Maria é uma criança vivaça, cheia de personalidade, feliz, exigente, não era novidade. Até já sabíamos que tem um feitio muito próprio (dizem que é cópia do meu). É dona das suas vontades e não desarma enquanto não consegue o que quer (razão pela qual de quando em vez chora e chora porque a contrariamos, até que desiste, porque vê que não vai adiantar nada). Mas ontem brindou-nos com mais uma pérola. Depois do jantar, pediu um Yoco (sim, porque pede: "yoco, yoco" e quando o pede não adianta levar um iogurte que ela responde: "não, guta (iogurte)! Yoco!). E olhou logo para o pai com olhar 33 de menina mais linda e mais princesa do mundo e claro que o Filipe se levantou para ir ao frigorífico buscar. Resposta pronta e de dedo em riste: "vai, bucár". A que se seguiu, durante o tempo em que levou a ir e regressar (é mesmo ao lado, ok?) "depexa!". E com cara de poucos amigos... Mais nada. E foram 2. Depois do jantar. E comidos sempre por ela. Porque sempre que eu tentava pegar na colher, ouvia logo: "eu pomo!".
 

Benho

 
Aqui a princesa do nosso reino, cisma agora que para ir para dentro da banheira grande (ando a tentar habituá-la a deixar a redutora que uso dentro da nossa), têm de lá estar: os peixinhos que ela adora e eu!!! Pois é, bebé! Quem me mandou a mim, achar que seria mais fácil convencê-la à banheira grande indo com ela lá para dentro!!! No sábado passado a minha figurinha de touca na cabeça, porque não queria que ela me molhasse o meu cabelinho que me demorou quase 3 horas a pintar, cortar, pentear, que até ela se ria e apontava para a dita e dizia: "tira"... Vamos ver, quanto tempo ela ainda vai precisar de me sentir por perto para estar mais segura. Agora já me deixa ir para um canto e ela fica no outro. E ri-se e diz que "tá a nadar". E encharca-me a casa de banho de uma ponta a outra, mas paciência que só o que me rio com ela naqueles minutinhos, vale qualquer esforço posterior de limpeza (do papá!!!).
 
E não me enganei a escrever o título do post, para a Mary, banho é "benho"!
 
P.S. Obrigada pelas dicas quanto às nódoas negras. Já arranjei na farmácia o tal stick roxo e lá também me disseram que era o mais eficaz. Espero não precisar dele tão cedo...

02/05/10

Dia da mãe

Li recentemente que alguém quando lhe pediam para descrever a mãe,
dizia apenas: a minha mãe amava a vida! Parece-me não haver nada mais
simples e simultaneamente complexo. Nada mais real e absurdo de se
conseguir. Que um dia te possas recordar de mim, princesa, como alguém
que ama a vida! Não sempre. Não a todo o momento. Mas que procura
sempre ser feliz e fazer os que ama felizes. Obrigada por fazeres
deste dia, meu!
Mamã um feliz dia para ti.
Bjs